O CAT Sorriso, representado pela coordenadora Cristina Delicato, pela produtora rural Janete Missio e pelo consultor em Agricultura Digital e ESG no Brasil, Maurício Nicocelli Monagri Netto, marcou presença no dia 18 de novembro de uma Mesa Redonda promovida pela Idh, em Ghent, na Bélgica, com o tema: “Alavancando a paisagem – Investimentos e colaboração no setor de soja para um impacto real no solo”.
No evento foram apresentadas e discutidas as abordagens de paisagem para produção sustentável, proteção ambiental e inclusão social e as ações necessárias para alavancar investimentos para o território.
Desde 2015, a Idh apoia o Pacto PCI (Produzir, Conservar e Incluir) juntamente com parceiros como o CAT Sorriso, entre outros multiatores dos setores público, privado e da sociedade civil, que firmaram um compromisso de construir juntos uma estratégia que visa alcançar o desenvolvimento social e econômico, através do uso sustentável dos recursos naturais. Para que isso seja alcançado, um dos grandes desafios é conciliar produção com conservação.
Representantes da indústria, traders, produtores rurais, associações e representantes da sociedade civil estiveram presentes na sessão que promoveu o diálogo, a conexão e a troca de experiências sobre como os atores da cadeia de soja podem colaborar ativamente com os projetos em campo e fortalecer a produção sustentável de soja no Brasil.
O pacto visa integrar práticas que aliam produção de agrocommodities, preservação ambiental e inclusão social, com base nos ODS, mantendo o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e conservação do meio ambiente.
Representando o CAT Sorriso, Mauricio Nicocelli Neto contribuiu com o tema: “Quais são as principais questões que estão impedindo a rápida -escala das intervenções na paisagem”.
Durante a conferência também foram abordados os temas: “Lições aprendidas em iniciativas de paisagens no Brasil” e “O que podemos fazer como grupo para acelerar o progresso”.
Por meio de uma abordagem de paisagem, produtores, empresas, governos e sociedades civis trabalham juntos em todos os setores e fronteiras para melhorar a sustentabilidade, abordando estratégias para impulsionar o investimento em soja sustentável globalmente.
O programa de paisagismo usa uma abordagem inovadora e integrada para mitigar o desmatamento, ao mesmo tempo em que aumenta a produção sustentável e estabelece uma base de boa governança.
A IDH é uma fundação global focada na transformação dos mercados de commodities agropecuárias, por meio de soluções inovadoras e sustentáveis.
A meta da Idh é proteger e restaurar 5 milhões de hectares de paisagens vulneráveis até 2030 por meio de soluções integradas para desafios globais, visando mitigar os efeitos das mudanças climáticas e as desigualdades sociais. A idh pretende fazer isso abordando a degradação da paisagem através de meios de subsistência locais – visando atividades em países produtores, bem como no nível do mercado global, impulsionando práticas sustentáveis e inclusivas.
Cada vez mais, a certificação é vista como um dos instrumentos em uma mistura inteligente de soluções, como moratórias em todo o bioma, abordagens de fornecedores limpos e legislação.
A ação multissetorial da cadeia de suprimentos no nível da paisagem também é cada vez mais vista como uma opção promissora para deter o desmatamento e proteger ecossistemas valiosos.
Sobre a IDH
A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.
Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.
O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas. Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @idh.br no Twitter e Linkedin.
Sobre a Cargill
Cargill oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais ao mundo.
Juntamente com produtores rurais, clientes, governos e comunidades, ajuda as pessoas a prosperar com a aplicação de nossas ideias há mais de 155 anos. Tem 155.000 funcionários em 70 países, que estão comprometidos a fornecer alimentos ao mundo de uma forma responsável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando as comunidades onde atua.
Sobre o CAT Sorriso
As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.
Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]