Compartilhe nas redes sociais

CAT Sorriso marca presença no RTRS Meeting Point 2023 – “Na raiz da nossa missão”, em São Paulo

O Ponto de Encontro RTRS aconteceu em sinergia com a VICTAM LatAm, nos dias 04 e 05 de outubro, na Expo Center Norte, em São Paulo-SP

Representantes do Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso participaram, nos dias 04 e 05 de outubro da Conferência Internacional Anual da RTRS (Round Table on Responsible Soy). Neste ano de 2023, o RTRS Meeting Point (Ponto de Encontro RTRS) teve como tema: “Na Raiz da Nossa Missão” e foi organizado em conjunto e em sinergia com VICTAM LatAm, o maior evento mundial da indústria de alimento balanceado para animais e processamento de farinha. O evento aconteceu na Expo Center Norte, São Paulo-SP.

Após o sucesso da última reunião, que foi realizada em 2022 na Alemanha, o Ponto de Encontro da RTRS aconteceu desta vez em uma das regiões produtoras mais relevantes do mundo, em um país produtor de soja, por isso o tema “Na Raiz da Nossa Missão”, pois a sustentabilidade está na missão da RTRS e de seus parceiros, bem como a responsabilidade e o compromisso, inovação, criatividade, troca de ideias, opiniões e experiências.

 

 

Ampliação da rede de contatos

 

Esta foi uma oportunidade para todos os atores da cadeia de valor de soja e milho para promover uma ampliação da rede de contatos e de fazer novos e produtivos relacionamentos. E de fazer para uma aproximação maior com o trabalho dos produtores e ao mesmo tempo, adquirir uma perspectiva holística de toda cadeia de suprimentos. Também foi uma oportunidade de conectar a demanda e a oferta de soja certificada, aprender mais sobre soluções e inovações tecnológicas, criar sinergias com todos os atores da cadeia de valor, promover ações colaborativas e fomentar aprendizados e conexões necessárias para permitir que a cadeia produtiva de soja atenda aos requisitos da exigente cadeia global da atualidade.

O consultor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e produtor rural, Ricardo Arioli, presidente da Comissão Nacional de Cereais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) esteve presente no evento e comentou sobre a participação de produtores no Meeting Point RTRS. “A RTRS paga um prêmio para os produtores que tenham alguma ‘compliance’ sejam elas fiscais, jurídicas, administrativas, previdenciárias, ambientais ou éticas, definidas por uma certificação. Eu apresentei aqui a forma como nós mudamos a nossa produção nesses últimos 15 anos, como nós estamos mais sustentáveis no caso da soja, a questão dos sistemas integrados de produção, a segunda safra do milho, agora tá vindo também a floresta pra dentro da fazenda pra atender as indústrias de etanol de milho, que vão precisar da biomassa, estamos muito mais sustentáveis do que há 15 anos”.

Aline Silva, da equipe da Idh no Brasil, responsável pela conexão com mercados de soja, especialmente de Sorriso-MT e de Balsas-MA, também acompanhou o evento de perto e falou sobre a participação da Idh no evento: “É muito importante para a Idh estar presente nesse evento, juntamente com seus parceiros como o CAT Sorriso, que é um dos mais importantes protagonistas na certificação de soja no Brasil. A importância da Idh estar com o CAT no projeto de co-financiamento que está agora na segunda fase do Programa Cultivando Vida Sustentável, é sempre promover a sustentabilidade da produção de soja, que vai além da certificação e também apoiar as comunidades locais”.

 

 

Reconhecimento da RTRS aos produtores

 

Gisela Introvini, vice-presidente da RTRS falou sobre a importância da presença do CAT no evento: “O que seria da RTRS se não houvesse os produtores rurais? Pra nós é uma imensa alegria, devemos fomentar ainda mais a nossa participação em eventos da agropecuária, porque o mundo precisa saber o quanto nós estamos adiantados em termos de organização na questão direcionada ao meio ambiente, à produtividade vertical, que sequestra carbono e principalmente, na minimização dos riscos agropecuários. Então ter o CAT Sorriso presente nesse evento é uma grande honra para a RTRS e para nós mostrarmos o quanto somos o celeiro do mundo”.

Para Lieven Callewaert, presidente RTRS Global ressaltou o trabalho que o CAT desenvolve. “A importância para a RTRS é construir narrativas diferentes e o trabalho está fazendo aqui no Brasil é importante porque está conectando com vários produtores menores e assim construindo e facilitando a certificação para produtores menores. Por outro lado, o mercado, as grandes empresas e varejistas estão procurando por tal narrativa. Então podemos construir junta essa narrativa, que tem um valor. E esse valor pode ser levado para o mercado, que vai além da série de crédito, porque agrega valores aos créditos. E é assim que temos que construir a conexão entre os suprimentos e os créditos e assim podemos construir uma parceria entre a RTRS e o CAT Sorriso”.

 

Participação do CAT Sorriso

 

     

A equipe do CAT Sorriso foi composta pela diretora de Eventos e Projetos do CAT, Cristina Delicato, pela engenheira agrônoma e gestora do Grupo de Certificação RTRS, Julia Ferreira Viotto, pelo coordenador de Marketing, Rafael Waldrow, pela produtora e membro da diretoria do CAT, Janete Missio e pelo embaixador do CAT Sorriso, consultor em Sustentabilidade e Gestão do Agronegócio, o engenheiro agrônomo Xico Graziano.

Xico Graziano reconheceu a importância de o CAT participar desse evento grandioso “Poder participar deste evento global é importante, porque há outros grupos presentes que fazem um trabalho semelhante ao que o CAT Sorriso faz, no Maranhão, em Goiás. Então é um momento de se adquirir mais experiências, fazer conexões, alinhar sobre o que está acontecendo em termos de normas, novas tecnologias e inovações, além de termos mais visibilidade para o mundo”.

 

Para a diretora de Eventos e Projetos do CAT, Cristina Delicato, esta foi uma oportunidade ímpar para o CAT Sorriso de mostrar o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados até o momento. “O CAT implantou em 2014 o Projeto Piloto, ‘Gente que Produz e Preserva’, fomentando a adesão de produtores no projeto de certificação RTRS. Iniciamos com nove Fazendas e hoje estamos em 33 propriedades certificadas e oito fazendas em processo de certificação. De um lado, a demanda pela soja sustentável e do outro, produtores organizados e cumprindo cada item da certificação exigido, na íntegra. Os eventos da RTRS são uma oportunidade para estarmos dialogando para que a iniciativa possa melhorar o prêmio e valorizar cada vez mais os produtores rurais”.

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

 

 

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

27/04/2024

CAT e parceiros realizam visitas técnicas do projeto de Sistemas Agroflorestais

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.