Compartilhe nas redes sociais

CAT Sorriso, em parceria com o Eco Sorriso, realiza capacitações sobre compostagem para produtores da Agricultura Familiar

A Associação Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso iniciou uma série de capacitações sobre compostagem e reciclagem de resíduos em parceria com o Programa Eco Sorriso.

O objetivo da iniciativa realizada pelo CAT, por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável, em parceria com a IDH Brasil e a Cargill, é apoiar os pequenos produtores que estão aderindo ao projeto do Selo de Origem da Agricultura Familiar, para promover um manejo mais sustentável e responsável dos resíduos gerados nas propriedades rurais.

A capacitação está sendo ministrada pelo coordenador de Sustentabilidade do Programa Eco Sorriso, Diogo Martins. O programa Eco Sorriso, é realizado da Prefeitura Municipal de Sorriso, com foco na implementação de políticas públicas para uma cidade sustentável, promovendo sustentabilidade e ações para um município lixo zero e sustentável.

 

 

As capacitações estão sendo realizadas em etapas, oferecendo suporte técnico completo para que cada produtor possa aprimorar a gestão dos resíduos gerados nas propriedades e contribuir para a preservação ambiental no município e no estado de Mato Grosso.

Por meio dessa iniciativa, o CAT visa o fortalecimento de ações de sustentabilidade e a responsabilidade ambiental nas propriedades rurais, garantindo mais qualidade e dando visibilidade sobre a origem dos produtos da Agricultura Familiar que são cultivados na região.

A zootecnista do CAT, Andreia Souza comentou sobre a importância dessas capacitações para os produtores da Agricultura Familiar, que estão aderindo o projeto do Selo de Origem. “A capacitação em compostagem e reciclagem são essenciais para os pequenos agricultores, pois transforma resíduos orgânicos em adubo, melhorando a fertilidade do solo e a produtividade. Além de reduzir custos com insumos, essa prática promove a sustentabilidade e fortalece a Agricultura Familiar, essencial para o desenvolvimento sustentável da nossa região.” – Andreia de Sousa, zootecnista do CAT, coordenadora do projeto.

 

 

 

Diogo Martins relatou como estão sendo as primeiras visitas nas propriedades para fazer o mapeamento do que é produzido em cada uma delas e quais os tipos de resíduos gerados, para definir o tipo de compostagem a ser implantado. “A gente já realizou quatro das 10 primeiras visitas previstas. As visitações nas propriedades nesse primeiro momento, são justamente para gente mapear e entender o que cada sitio, cada propriedade produz. Com isso, vamos definir a metodologia que cada propriedade vai utilizar para destinar os seus resíduos e o modelo de compostagem, pois existe uma diversidade muito grande dependendo do tipo e quantidade gerada de resíduos, como frutas, legumes, verduras. Algumas propriedades geram mais outros menos resíduos que as outras. Então, neste primeiro momento, estamos mapeando para entender de que forma vamos atuar de maneira personalizada em cada propriedade”.

 

 

 

Diogo também falou como os produtores estão recebendo a equipe e se estão demonstrando interesse na implantação da compostagem.

A receptividade está sendo excelente, os produtores estão extremamente interessados na implantação das composteiras. Neste primeiro momento vamos ajustar os pontos ou até mesmo mudar completamente a metodologia. Vamos observar a localidade que a propriedade se encontra, se já realiza algum tipo de compostagem, se é feita diretamente no solo, se é da forma correta. Ou se está próximo a um manancial ou rio. A gente observa se está ocorrendo a geração de chorume, ou do fertilizante. Pois se é feito da forma correta gera fertilizante, se realiza da forma incorreta, gera chorume. A gente também está verificando a maneira como será utilizado o adubo, se será para ser utilizado nas estufas ou outro meio de produção”.

 

 

 

 

As possíveis dúvidas geradas pelos produtores serão sanadas tanto in loco, como o acompanhamento pelos canais de comunicação como o WhatsApp. “Vamos construir um manual, de acordo com a metodologia criada para eles e será feito o acompanhamento in loco e também orientações pelo WhatsApp para tirar possíveis dúvidas”.

 

Sobre a IDH

 

A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.

 

Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.

 

O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @IDHTrade no Twitter e Linkedin.

 

Sobre o CAT Sorriso

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

 

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

15/10/2024

Mulheres de sucesso contam suas trajetórias no XI Fórum Regional Mulheres do Campo

08/10/2024

Workshop de Apicultura e Meliponicultura abordou temas como Associativismo, Sanidade Apícola e Diversificação de Produtos

08/10/2024

CAT Sorriso acompanhou visita de produtores e técnicos de cooperativa argentina à região Norte de Mato Grosso

02/10/2024

Branding Pessoal foi tema abordado em workshop promovido pelo SEBRAE e CAT Sorriso

01/10/2024

Confira a programação completa do XI Fórum Regional Mulheres do Campo – Conexão Campo X Cidade

30/09/2024

Produtora de queijos de Sorriso é premiada em quatro categorias no Concurso do Queijo e Produtos Lácteos de MT

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.