Compartilhe nas redes sociais

CAT Sorriso e parceiros comemoram sucesso da décima edição do Fórum Mulheres do Campo

O CAT Sorriso agradece a todas as mulheres que estiveram presentes na décima edição do Fórum Regional Mulheres do Campo, em especial a todos os parceiros que contribuíram para o sucesso desse evento.

 

A décima edição do Fórum Regional Mulheres do Campo foi um sucesso e contou com a participação de cerca de 200 mulheres de Sorriso e região. O evento, que já se tornou tradicional, trouxe em 2023 a temática: “Semeando Conexões: A Força da Mulher em Campo”.

O evento foi uma realização do CAT Sorriso, por meio do Programa Cultivando Vida Sustentável, com apoio da Idh, Cargill, Sebrae, Cresol, Luft, Empaer, Agelider, Anhanguera, Apos, Coopercel, Cooami, IFMT, Aprocel, OAB e da Prefeitura Municipal de Sorriso.

 

As mulheres presentes puderam acompanhar uma palestra e painéis de debates e viver momentos de descontração e dedicar um tempo de qualidade dedicado especialmente pra elas, com um café da tarde e sorteio de muitos brindes.

Um dos objetivos do fórum é o engajamento das produtoras rurais de Sorriso e da região, mostrando que é possível produzir de maneira sustentável, fortalecendo as relações e promovendo troca de informações entre elas, cada uma em sua área de atuação: seja na administração das propriedades, ou lidando diretamente no campo, seja na agricultura, na pecuária, na produção de leite e seus derivados, ou na produção de hortifrúti, as mulheres estão cada vez mais ocupando espaços, que antes eram ocupados apenas por homens e se tornando peças fundamentais dentro do agronegócio.

Várias dessas mulheres de garra e sucesso contaram um pouco de suas histórias e seus resultados alcançados, inspirando outras a tirarem seus projetos do papel e ir em busca de concretizá-los.

 

Stéfani Anção

Uma dessas mulheres, de personalidade forte, é a agricultora, conselheira, empresária, cofundadora e atual presidente Associação Damas da Terra, coach, palestrante e fundadora da Tools – Gestão de Pessoa, Stefani Anção, que veio do município de Nova Mutum para falar sobre o tema: “Da Gestão à Liderança – Como Equilibrar todos os Chapéus! E Como Ser Mulher Referência Dentro do Agronegócio”.

A palestrante falou sobre os principais desafios encontrados pelas mulheres que desejam alcançar seus sonhos e tudo aquilo que deseja realizar, os degraus que precisam galgar para alcançar posições de liderança e sucesso. Muitas vezes a sobrecarga, o excesso, ou períodos de ansiedade, são alguns percalços que a mulher tem que vencer para exercer o seu papel com excelência.

Durante o evento foram apresentados dois painéis de debates, o primeiro com tema: Parcerias de Sucesso, que teve como moderadora a professora e produtora rural, Ana Catarina Tibaldi dos Reis.

 

O primeiro painel contou com a participação da produtora, pecuarista e agro influencer, Aline Geller, da cidade de Ipiranga do Norte, falando sobre o tema: Confiança e Amor pelo Campo.  Ela emocionou a todos contando sua história, tendo que vencer a violência sofrida e se concentrando nos negócios da família. Ela é criadora da página “Meninas do Agro”.

A produtora rural, de Nova Ubiratã, Camila Scherner abordou o tema  tão importante da atualidade que é a: Sucessão Familiar. Ela e a irmã tiveram que assumir os negócios da família, diante da perda repentina dos pais, mostrando que as mulheres tem competência para administrar os negócios e ser respeitada por todos.

A gerente Administrativa da Coopservs Rosilda Gonçalves Correa, falou sobre o Cooperativismo. Destacando a força da mulher exercendo função de liderança em sistemas de cooperativas.

A zootecnista, produtora de queijos artesanais de Sorriso, Graciela Borella de Morais abordou o tema da Diversificação de Produtos. Ela deixou a profissão de zootecnista, para abraçar um novo desafio e montar o seu próprio laticínio e faz sucesso como empreendedora, sendo proprietária da queijaria Gra Formaggio e investe em novidades para agregar valor aos seus produtos.

O segundo painel da tarde trouxe o tema: Caminhos de uma Produção Sustentável, com a moderação da engenheira Florestal, mestre em Ciências Florestal e Ambientais, professora Universitária da Faculdade Anhanguera de Sorriso. E coordenadora do Curso de Agronomia, Raquel Alencar de Lima.

 

O segundo painel contou com a participação da produtora rural, pecuarista e produtora de leite e queijos artesanais, do Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga), Sorriso- MT Rita de Cássia Hachyia, sobre o Bem-estar Animal. Rita demonstrou todo seu amor pelas vacas Jersey e a sua produção do seu queijo Poranga, que foi o primeiro de MT a receber o Selo Arte .

A produtora rural de Sorriso, Elizane da Silva falou sobre o tema: Visão de Mercado, tendo ela uma percepção diferenciada, descobriu produtos que vinham de fora para serem comercializados em Sorriso, passando a fornecer esses produtos  de qualidade e mais fresquinhos.

A produtora rural, formada em Ciências Biológicas, de Ipiranga do Norte, Karine Souza falou sobre A Força da Mulher no Campo, tendo assumido os negócios da família, sendo eleita como presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte,  uma importante entidade representativa do agronegócio.

A produtora rural, do Assentamento Alto Celeste, do município de Vera-MT, Elisandra Vedovatto Hahn abordou o título: Viver do Campo. Ela é produtora de hortifrúti e conseguiu inovar para aumentar sua produção.

Agradecimentos aos parceiros:

A diretora de eventos e projetos do CAT Sorriso agradeceu a todas as mulheres que compareceram ao evento e a todos os parceiros que fizeram com que o Fórum pudesse ser realizado; “Queremos agradecer a todas as mulheres que estiveram presentes na décima edição do Fórum Regional Mulheres do Campo. Nós preparamos esse evento com muito carinho e dedicação para as essas mulheres que hoje se destacam e ocupam posições de lideranças do agronegócio e em vários outros setores. Nosso agradecimento especial a todos os parceiros que contribuíram para o sucesso desse evento”, afirmou Cristina Delicato.

 

 

 

Sobre o CAT Sorriso:

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados.

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

 

 

 

 

24/05/2024

CAT lança Selo de Origem de Produtos da Agricultura Familiar com palestra de Xico Graziano

21/05/2024

Escola Aureliano Pereira da Silva desenvolve o Projeto “Pomar de frutíferas em Vasos”

17/05/2024

Workshop apresentará resultados de pesquisas sobre ILP e Plantio Direto na Palha

14/05/2024

Assentamento Jonas Pinheiro recebe Visita Técnica na Unidade Demonstrativa Vila Láctea

27/04/2024

CAT e parceiros realizam visitas técnicas do projeto de Sistemas Agroflorestais

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.