Secretaria Municipal de Educação e CAT Sorriso fazem alinhamento de como serão das próximas ações para o cumprimento da Lei que institui o Programa “Escola Amiga do Agro”
Representantes do Clube Amigos da Terra e da Secretaria Municipal de Educação alinham as próximas ações para atender o que preconiza a Lei Nº 3.577, de 15 de agosto de 2024, que institui o Programa “Escola Amiga do Agro” na rede de ensino pública e privada do município.
O programa tem como objetivo principal promover uma interação entre os estudantes e o agronegócio de Mato Grosso, destacando suas profissões e a importância desse setor para a sociedade.
As atividades pedagógicas serão destinadas aos alunos do ensino fundamental e médio, proporcionando conhecimento sobre o dia a dia do produtor rural e a relevância da agropecuária para o desenvolvimento local e estadual.
CAT já desenvolve na prática o que diz a Lei
Vale destacar que, na prática o CAT Sorriso já realiza por meio de seus projetos, o que prevê a Lei, que vem fortalecer atividades já realizadas pelo CAT desde 2005, em Sorriso. Até hoje mais de 70 mil crianças visitaram nossas áreas demonstrativas de restauro. Além disso, foram realizadas inúmeras palestras, concursos e distribuídas mais de 80 mil cartilhas por meio de iniciativas do Clube Amigos da Terra.
CAT Sorriso é parceiro de iniciativas como essas e há mais de 20 anos bem trabalhando para transformar a educação e fortalecer ainda mais o agronegócio. Durante o desenvolvimento do projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro” os estudantes recebem informações sobre a produção agrícola e a rotina das fazendas responsáveis por produzir os alimentos, além de realizarem visitas a estas propriedades para que possam ter mais subsídios para a produção de atividades. O CAT incentiva o conhecimento dos estudantes por meio de concursos de redação, desenho, podcast e videocast envolvendo alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Município de Sorriso é exemplo de produção aliada a preservação
O município de Sorriso é exemplo de produção agrícola, apontando entre os 100 municípios mais ricos em valor de produção. Segundo o levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Política Agrícola (Mapa/SPA), Sorriso ocupa o primeiro lugar no Brasil em termos de valor de produção, com uma Produção Agrícola Municipal estimada em R$ 8,3 bilhões. Essa elevada produtividade vem aliada a preservação ambiental.
CAT Recebe Certificado de Agradecimento
A Associação Clube Amigos da Terra foi agraciada com o Certificado de Agradecimento da Prefeitura Municipal de Sorris,o através da Secretaria Municipal de Educação pela contribuição no Projeto O Agro na Escola, desenvolvido junto à Rede Municipal de Ensino, nestes últimos 8 anos da Gestão Municipal, e tudo catalogado no livro de atividades da Secretaria.
Vários concursos e palestras com temas variados, a implantação de hortas nas escolas, temáticas sobre inclusão, preservação do solo, da água, descarte correto do lixo, compostagem, e muitos outros foram levados pelo Cat à rede de Ensino do Município, mais de 160 mil cartilhas publicadas em 8 edições e distribuídos às crianças para serem utilizadas como material de apoio em salas de aula.
“Ficamos muito emocionadas pelo reconhecimento, pois o Cat desenvolve projetos na Rede Municipal de Ensino desde 2005, há 19 anos levamos o Agro na Escola e a Escola no Agro através de expedições e visitas em propriedades rurais. Cerca de 150 mil crianças já tiveram a oportunidade de conhecer de perto de onde vem os alimentos que chegam em nossas mesas, como são cultivados, e o cuidado e respeito que nossos produtores rurais tem pelo meio ambiente.
A secretária de Educação de Sorriso, Lucia Korbes Drechsler comentou sobre a importância do projeto O Agro na Escola, desenvolvido pelo CAT Sorriso, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. E que essa parceria já vem ao longo de muitos anos.
“A Secretaria Municipal de Educação é parceira do CAT Clube Amigos da Terra há muitos anos. Ao longo desses anos desenvolvemos diversos projetos com temas relacionados ao Agro e consciência ambiental nas escolas”.
Ela também comentou qual a contribuição do projeto no aprendizado dos alunos sobre o agronegócio em nosso município, por meio das visitas nas propriedades certificadas, nas Vitrines de Reposição Florestal.
“Permitir que nossos alunos, conheçam a realidade do agro através de expedições em diferentes propriedades, que são verdadeiras vitrines potencializa o aprendizado e a consciência ambiental, como também proporciona aos estudantes conhecimentos sobre as técnicas e cuidados para produzir os alimentos com a conservação do solo, da água, do ar, a valorização do trabalho e a vida no campo”.
Cartilha Amigos da Terra uma grande aliada da Educação Ambiental
O CAT realiza a distribuição da Cartilha Amigos da Terra, para os alunos como um material pedagógico, aplicado pelos professores em sala de aula.
“A cartilha é extremamente importante no desenvolvimento desses projetos, por meio dela os professores conduzem os trabalhos com diretrizes e metas. Os resultados sempre são maravilhosos com culminantes experiências e vivências práticas no campo”.
Entre as ações do programa previsto pela Lei, destacam-se e promoção de conhecimento sobre os saberes e experiências do campo e desenvolvimento da agricultura familiar em parceria com o agronegócio.
Preparação dos estudantes para serem cidadãos comprometidos com a segurança alimentar, defesa agropecuária e sustentabilidade. E o desenvolvimento da agricultura familiar em parceria com o agronegócio.
Livro didático “O Agro e o Desenvolvimento de Mato Grosso”, de autoria de Xico Graziano poderá ser utilizado por professores como fonte de pesquisa nas escolas do Ensino Fundamental e Médio.
Para o engenheiro agrônomo, poder levar para a comunidade escolar informações sobre a importância do Agro para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso foi um desafio motivante. “Sempre discutimos os caminhos da educação, como os professores, os livros e as apostilas tratam a trajetória do agro. Senti-me desafiado em lançar este livro e busquei uma linguagem simples e direta para que as crianças e jovens possam reconhecer de que maneira o campo integra o seu dia a dia, principalmente morando no município que mais produz soja no mundo”, aponta o escritor.
Xico destaca a importância do conhecimento no processo de valorização e transformação do agro. “É preciso avaliar o futuro e termos consciência de que forma vamos agir para garantir que as condições de vida em nosso planeta sejam, pelo menos, iguais ou melhores do que a que vivemos atualmente, e a sustentabilidade é o caminho para isso. O Brasil tem a obrigação de produzir e também de preservar o meio ambiente”, reflete Graziano.
Sobre a IDH
A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.
Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.
O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas. Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @idh.br no Twitter e Linkedin.
Sobre a Cargill
Cargill oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais ao mundo.
Juntamente com produtores rurais, clientes, governos e comunidades, ajuda as pessoas a prosperar com a aplicação de nossas ideias há mais de 155 anos. Tem 155.000 funcionários em 70 países, que estão comprometidos a fornecer alimentos ao mundo de uma forma responsável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando as comunidades onde atua.
Sobre o CAT Sorriso
As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.
Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]