Compartilhe nas redes sociais

Cat Sorriso e Instituto Mosaic promovem projeto de Produção de Água na Bacia do Rio Lira e recuperação de nascentes; demonstração ocorre nessa sexta 16/10

O Clube Amigos da Terra – Cat Sorriso, juntamente com o Instituto Mosaic promovem o projeto Produção de Água na Bacia Hidrográfica do Rio Lira. O projeto conta com o apoio do IPAC – Instituto Pantanal Amazônia de Conservação, da SAMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

A Bacia do Rio Lira, que tem uma grande importância no fornecimento de água para os diversos usos, seja na área rural ou na área urbana, possui uma área total de 91.297,57 hectares e em levantamento prévio realizado por técnicos do IPAC, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso-MT, foram identificadas 109 nascentes na Bacia do Rio Lira, dessas, 60 nascentes encontram-se degradadas.

O objetivo desse projeto piloto é melhorar a qualidade e aumentar a vazão do Rio Lira através da execução de obras que possibilitem a recarga dos lençóis subterrâneos e consequentemente promovam o aumento da disponibilidade hídrica na Bacia do Rio Lira. E tem como metas a construção de curvas de nível e bacias de contenção em áreas de recarga e instalação de drenos em áreas de recarga, conforme relata o consultor ambiental e mestre em Recursos Hídricos, Décio Eloi Siebert: “Com o objetivo de conter as águas pluviais das áreas de recarga de 15 nascentes da Bacia do Rio Lira, selecionadas com base no levantamento realizado pelos técnicos do IPAC, pretende-se construir uma curva de nível e 2 bacias de contenção em cada um desses locais”.

O projeto prevê também a capacitação de colaboradores, agrônomos e técnicos locais em recuperação de nascentes, conforme relata a diretora de projetos do Cat Sorriso, Cristina Delicato: “Será realizada a capacitação de 40 técnicos locais em recuperação de nascentes, medição da vazão do Rio Lira, construção de curvas de nível e bacias de contenção em áreas de recarga de algumas nascentes do Rio Lira e instalados 300 drenos verticais nas curvas de nível e nas bacias de contenção com o objetivo de acelerar a recarga do lençol freático nesses locais”.

É possível manter os rios perenes também nos períodos de longa estiagem por meio de ações como a recarga da água subterrânea que possibilita a infiltração da água das chuvas no solo e a sua percolação para o lençol subterrâneo para posterior afloramento através das nascentes. “Para acelerar o processo de infiltração das águas das chuvas nos solos e promover a recarga do lençol freático, serão instalados 300 drenos em bacias de contenção e nas curvas de nível tipo terraço embutido, que serão construídas nas áreas do entorno de 15 nascentes da Bacia do Rio Lira. Vamos construir curvas de nível em torno das nascentes, nas áreas de recargas, vamos construir bacias de contenção e nas curvas de nível e nas bacias de contenção nós vamos instalar drenos que tem por objetivo acelerar a infiltração da água das chuvas e consequentemente aumentar a carga do lençol freático.”, afirma Décio.

Segundo Siebert, a água da chuva pode vir a ser um recurso hídrico renovável em uma bacia hidrográfica por meio de técnicas específicas de contenção e mecanismos de drenagem “Isso irá refletir na melhoria da qualidade e aumento da quantidade de água, porque as águas das chuvas serão melhor aproveitadas e ao invés de ter um escoamento direto para dentro do leito do rio, através da instalação dessas contenções e dos mecanismos de drenagem, essa água vai infiltrar no solo e recarregar o lençol freático e a quantidade de água nas nascentes vai aumentar em função dessa recarga do lençol freático. As nascentes surgem da água armazenada no lençol freático”.

Nessa sexta-feira, dia 16/10, às 9 horas da manhã será feita uma demonstração da instalação de mecanismos de drenagem de águas pluviais. A demonstração ocorrerá na sede da Fazenda Riograndense (Pozzobon).

Para mais informações, entrar em contato com o Cat Sorriso por meio do telefone: (66) 3544-3379. O Cat fica localizado junto ao Sindicato Rural de Sorriso, na Avenida Marginal Esquerda, 1415, Bairro Bom Jesus. Acesse o site: www.catsorriso.com.br.

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.