MENU

Search
Close this search box.
Imagem Agricultura Familiar

CAT Sorriso destaca a importância da agricultura familiar na região

Compartilhe nas redes sociais

No dia 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Agricultura Familiar, uma homenagem aos pequenos produtores que, além de fornecerem recursos de subsistência a várias famílias no país, são responsáveis por produzirem cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Caracteriza-se agricultura familiar, toda forma de cultivo de terra administrada por uma família e que emprega como mão de obra os membros da mesma. No Brasil, a profissão foi reconhecida a partir da aprovação da lei nº 11.326/2006, que definiu limites da exploração da atividade rural realizada em pequenas propriedades para permitir o acesso a programas de incentivo.

Em Sorriso-MT, os agricultores contam com o trabalho do CAT, Associação sem fins lucrativos, que busca e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico do Agronegócio em harmonia com o meio ambiente, e promove reconhecimento e valor à família do campo com ações voltadas à preservação ambiental.

“Surgimos com o propósito de ajudar os produtores a produzirem mais e melhor. Temos consultores especializados, dentro de uma área específica de atendimento a pequenos agricultores, que vão à campo e colocam a mão na massa. Por isso, queremos prestar essa homenagem e celebrar a vida dessa importante parcela da nossa sociedade”, comenta Darci Getúlio Ferrarin Junior, presidente do CAT Sorriso.

Dentre os projetos da Associação, o Cultivando Vida Sustentável, que hoje está em fase de renovação, tem como objetivo oferecer assistência técnica para pequenos agricultores familiares, além de valorizar a produção responsável da soja – com o potencial de atingir 180 mil hectares de área total de propriedades agrícolas certificadas e em processo de certificação, podendo gerar um volume de soja e milho certificados no padrão RTRS – e promover a restauração de áreas degradadas.

Segundo Leane Horn Rodrigues, assistente social do CAT Sorriso, o projeto é uma grande oportunidade de entender as necessidades dos produtores familiares do município de Sorriso-MT. A dificuldade de acesso ao crédito, a assistência técnica, a comercialização e o conhecimento necessário para diversificar, agregar valor e diminuir os custos dos sistemas de produção são as principais carências identificadas pelo diagnóstico socioeconômico. “Procuramos atuar nesses elementos, promovendo conhecimento e desenvolvendo políticas públicas para dar efetividade às ações que visam a sustentabilidade da agricultura familiar”, explica Leane.

O programa é uma continuidade das práticas que o CAT prioriza desde sua criação, dentre os pilares de Conservar, Produzir e Incluir. “A certificação RTRS, no qual a associação faz todo o engajamento na região, é a única plataforma que tem pago ao produtor pelos serviços ambientais. Esperamos continuar com o trabalho e alcançar o maior número de produtores que produzem com sustentabilidade, tornando Sorriso-MT e região, um território único”, finaliza Dudy Paiva, vice-presidente do CAT Sorriso.