Compartilhe nas redes sociais

CAT Sorriso apoia alunos do IFMT para participação em Jornada Nacional de Lançamento de Foguetes

Alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária, Integrado ao Ensino Médio, do IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso, campus Sorriso aprendem, de uma maneira divertida e inusitada, as disciplinas de matemática, física e química, aplicando na prática todo conhecimento teórico obtido em sala de aula.

A equipe formada por estudantes e professores se prepara agora para participar da 40ª Jornada de Foguetes, que será realizada de 07 a 10 de agosto, na cidade de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro. Eles realizaram nesta semana os últimos testes de lançamentos de foguetes que antecedem a viajam do grupo rumo à competição que classifica os melhores lançamentos, com base no alcance obtido pelos foguetes.

Os foguetes, bem como as bases de lançamentos são fabricados pelos próprios alunos, utilizando materiais como garrafas pets, canos de plástico p.v.c., ferro, entre outros. Os foguetes são impulsionados por meio de reações químicas provocadas por gazes à base de bicarbonato de sódio e vinagre, que geram a pressão necessária ao lançamento do foguete.

Os testes acontecem seguindo todas as medidas de segurança e os professores, responsáveis pelo projeto Lucineia Rosa Soares Bonato e Marcelo Felipe Zanella de Arruda acompanham de perto e dão as devidas orientações aos alunos, que buscam se aperfeiçoar sempre criando modelos de foguetes e bases diferentes na busca de superar suas marcas, procurando sempre lançar os foguetes a uma distância cada vez maior.

 

 

De acordo com a professora, Lucineia Rosa Soares Bonato eles participaram da MOBFOG e se classificaram para a etapa nacional que é a Jornada de Foguetes. “Os alunos envolvidos no projeto estão trabalhando há mais de um ano e durante todo esse tempo, eles têm se dedicado e  testando os lançamentos, e agora é um teste final para sanar qualquer falha. A Jornada Nacional de Foguetes é voltada para o meio científico, com participação de alunos de todo o Brasil, com várias escolas cadastradas. Eles estão se aperfeiçoando durante todo o ano e agora vão participar da 40ª mostra. Eles pretendem bater o recorde e chegar a 300 metros”.

No ano de 2022 a escola foi convidada a participar do evento, tendo em vista o alcance na MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes, que é uma olimpíada inteiramente experimental. A marca obtida pela equipe de Sorriso foi de 163 (cento e sessenta e três) metros conquistando a medalha de Prata, e na Jornada de Foguetes o lançamento dos alunos do IFMT Sorriso alcançou 198 (cento e noventa e oito) metros, conquistando o Troféu de Ouro. Este ano o lançamento na MOBFOG alcançou os 227 (duzentos e vinte e sete) metros, e para isso os alunos aperfeiçoaram a base de lançamento e também modificaram a estrutura dos foguetes. “Um desafio é a parte financeira para a aquisição dos materiais para a fabricação dos foguetes. Por isso, o IFMT conta com algumas parcerias para a viagem, traslado, deslocamentos, transporte dos equipamentos, taxa de inscrição e estadia dos alunos, entre elas, o CAT Sorriso: “O parceiro inicial é o próprio IFMT por meio do setor da Coordenação de Assistência Estudantil e outras instituições como o CAT – Clube Amigos da Terra, Gelnex, Agro Baggio e Águia Representações Comerciais”, salientou a professora.

 

 

Apoio do CAT Sorriso

O CAT Sorriso apoia o projeto para que os estudantes possam embarcar nesta viagem em busca da medalha de ouro. O presidente do CAT, Junior Ferrarin falou sobre a importância de apoiar projetos voltados a expansão de conhecimentos e da ciência. “É uma satisfação para o CAT poder participar e apoiar este projeto, os alunos e professores do IFMT estão de parabéns por esta iniciativa. O IFMT é um dos grandes parceiros do CAT nos projetos desenvolvidos e estão de parabéns em dar esta oportunidade a esses jovens desenvolver na prática esses conhecimentos”.

Para a Maria Gabriela, já é a segunda vez que ela participa de uma competição como essa e está bastante confiante em busca do melhor resultado. “É o nosso segundo ano de participação como equipe. Está sendo uma experiência incrível e diferenciada, onde colocamos a teoria em prática e lá no Rio de Janeiro a gente espera que será muito legal porque podemos conhecer pessoas do Brasil inteiro. Para toda essa montagem, nós colocamos em prática as disciplinas de matemática, química e física, por exemplo, no voo do foguete podemos colocar em prática a física sendo aplicada, a gente aplica a química vendo o que dá certo ou errado nos cálculos dos reagentes”.

Sobre as expectativas em representar Sorriso e trazer medalhas, troféus e certificados de mérito para o município, ela frisa: “Nós estamos treinando há dois anos e com essa técnica desenvolvida a gente tem expectativa de um alcance maior e sempre esperamos fazer o nosso melhor”.

Os discentes contam com uma ajuda de um grande parceiro, o pai da aluna Maria Gabriela, o senhor Elias Soares que empresta suas ferramentas e ajuda os alunos na confecção dos foguetes e montagem das bases, repassando os seus conhecimentos com tubulação hidráulica, sua profissão por muitos anos. “Há anos que minha outra filha participou e agora a Maria queria participar. Então resolvi ajudar para incentivar os estudantes para que eles não desistam diante das dificuldades. Porque é muito difícil construir esses foguetes e bases e muitos alunos acabam desistindo. Eu tenho satisfação em ajudar e incentivá-los para que não desistam. Eles Já receberam medalhas em outros anos e este ano esperamos que eles conquistem um prêmio ainda maior”.

 

 

 

 

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da IDH na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

 

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

12/06/2024

CAT e parceiros promovem oficinas e visitas técnicas para Agricultura Familiar de Sorriso e região

09/06/2024

IFMT e CAT reativam viveiro de mudas nativas

07/06/2024

Apesar dos benefícios, Sistema do Plantio Direto ainda é pouco utilizado em MT

06/06/2024

Sustentabilidade: venda de créditos certificados traz rentabilidade para produtores rurais

03/06/2024

Palestra apresenta como funcionam os Sistemas Agroflorestais (SAF)

31/05/2024

CAT lança Selo de Origem da Agricultura Familiar e livro didático sobre o Agro e o Desenvolvimento de Mato Grosso

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.