A Lei Nº 3.577 foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo Poder Executivo em 15/08/2024, prevendo a instituição do Programa “Escola Amiga do Agro”
Representantes do Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) e da Secretaria Municipal de Educação de Sorriso (SEMEC) se reuniram no dia 18/09, para alinhar o cumprimento da Lei Ordinária Nº 3.577, que institui o Programa “Escola Amiga do Agro” na Rede de Ensino Pública e Privada no município de Sorriso-MT.
O Projeto de Lei com o objetivo de instituir o programa “Escola Amiga do Agro”, de autoria do vereador Iago Mella, foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Poder Executivo em 15/08/2024 e entrou em vigor na data da sua publicação.
O Programa tem o objetivo de promover uma interação entre os estudantes e agronegócio, com informações sobre as diversas profissões contempladas pelo setor. As atividades pedagógicas serão destinadas aos alunos do ensino fundamental e médio das unidades escolares de Sorriso.
Entre as ações previstas na lei, está a promoção de conhecimento sobre os saberes, as experiências e o dia-a-dia do produtor rural, demonstrando a importância da agropecuária para a sociedade como um todo e para o desenvolvimento econômico do município e do Estado.
Deverá ser feito o compartilhamento com a comunidade escolar, de conceitos e informações sobre a produção agropecuária do município de Sorriso e do estado de Mato Grosso, ressaltando a sua importância para geração de empregos, renda, e produção de alimentos e de outras matérias-primas.
O CAT já faz na prática o que a Lei prevê
A Lei visa o fortalecimento de atividades que já são realizadas pelo CAT Sorriso desde 2005, por meio do Programa de Educação Ambiental “Sorriso Vivo”. Até hoje mais de 70 mil crianças já visitaram as vitrines de reposição florestal. Além disso, foram realizadas inúmeras palestras, concursos de desenho, redação e videocast e elaboradas e distribuídas gratuitamente nas escolas as cartilhas “Amigos da Terra”, com mais de 80 mil exemplares entregues para as crianças e adolescentes, por meio de iniciativas do Clube Amigos da Terra.
Lançado em 2022, o projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro! – Produzindo alimentos com responsabilidade”, veio para consolidar as ações de Educação Ambiental e promover uma sensibilização da comunidade escolar e do público em geral sobre a importância do agronegócio para o desenvolvimento do município e do estado, bem como os cuidados com o meio ambiente, através de ações interdisciplinares, como boas práticas agrícolas, reciclagem e restauração de áreas de preservação.
Os alunos ainda recebem informações acerca da produção agrícola e o cotidiano das fazendas responsáveis por produzir os alimentos, além de visitas às propriedades, onde aprendem que é possível produzi, e ao mesmo tempo, preservar.
O CAT também desenvolve desde 2020 o projeto “Águas do Lira” – Seja Amigo das Nascentes” que consiste na promoção da restauração de nascentes que fazem parte da Bacia do Rio Tenente Lira, com o envolvimento de estudantes de instituições de ensino de Sorriso, em visitas monitoradas às áreas de restauro das nascentes, onde aprendem sobre a importância de preservar nossos cursos d’água, além de palestras sobre Educação Ambiental, evidenciando as boas práticas agrícolas e ambientais.
Além disso, o CAT publicou neste ano o livro “O Agro e o Desenvolvimento de Mato Grosso, de autoria do escritor Xico Graziano, retratando a história de Mato Grosso, destacando a construção do modelo agroambiental e a contribuição do agronegócio para o desenvolvimento econômico, e social do estado.
Alinhamento de ações
Esteve representando o CAT Sorriso na reunião, a engenheira agrônoma Luciana Pereira, que avaliou como sendo um momento muito proveitoso. Ela ressaltou que o CAT já vem praticando desde a sua fundação, diversas ações voltadas à Educação Ambiental e para levar conhecimento sobre o agronegócio a crianças a adolescentes, que agora estão sendo reforçados por meio dessa lei. “O CAT Sorriso é parceiro de iniciativas como essas e há mais de 20 anos vem trabalhando para transformar a educação e fortalecer ainda mais o nosso agronegócio. A reunião com a Secretaria de Educação foi muito importante para o alinhamento de como serão as próximas ações para o cumprimento da Lei 3577, que institui o Programa Escola Amiga do Agro”.
Para a Secretária Municipal de Educação de Sorriso, Lúcia Korbes Drechsler, a Lei vem para reforçar projetos e parcerias que já são desenvolvidos. “A lei 3.577 fortalece ainda mais os projetos que a Educação realiza em parceria com inúmeras instituições e entidade de Sorriso. Nós já temos parcerias com o Clube Amigos da Terra (CAT), Aprosoja, SENAR, CEARPA, ADRA, entre outras. E queremos agradecer em especial, à Fazenda Querência por estar abrindo as portas para a visita técnica de alunos da Escola Papa, por meio dessa parceria com o CAT, que proporciona aos nossos alunos, vivências, aprendizados e muito conhecimento sobre o agro em Sorriso. E em nome da Fazenda Querência agradecemos todas as propriedades rurais por acolher a educação de sorriso e proporcionar espaços pedagógicos para o conhecimento de nossos alunos”.
A coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Ivanete Ferro também ressalta a importância da lei: “O programa “Escola Amiga do Agro” é de fundamental importância para nós da Educação, pois promove uma interação entre os estudantes e o agronegócio de Mato grosso. São atividades que trazem muito conhecimento aos estudantes, por meio de visitas, expedições dentro das propriedades rurais, onde os estudantes podem observar o dia-a-dia, as tecnologias empregadas no agro e também a sustentabilidade. Portanto, é de suma importância esta lei que institui o Programa “Escola Amiga do Agro”.
Preparar cidadãos compromissados
A Lei 3.577 também prevê que sejam trabalhados conhecimentos sobre as diversas etapas das cadeias produtivas, com foco na valorização das atividades agropecuárias e das políticas públicas destinadas ao setor agrícola;
A preparação dos estudantes para torná-los cidadãos compromissados com a segurança alimentar, a defesa agropecuária e a sustentabilidade; A valorização dos aspectos sociais e culturais do homem do campo;
A disseminação da importância das boas práticas agropecuárias de modo a influenciar na mudança de atitudes e comportamentos de toda a comunidade onde as crianças vivem;
O desenvolvimento da agricultura familiar em parceria com as grandes empresas do agronegócio; a relação do agronegócio de Mato Grosso com mercado internacional e a importância do conhecimento de outros idiomas.
Objetivos da Lei
Entre os objetivos da Lei que institui o Programa “Escola amiga do Agro” estão: contribuir para a formação acadêmica e experiência social das crianças e jovens de nosso município; eliminar distorções sobre as funções socioeconômicas da agropecuária; estimular os estudantes a realizarem ações de extensão relacionadas ao meio rural e às atividades agropecuárias; difundir o papel estratégico da agropecuária na construção do desenvolvimento social e econômico do município e do Estado; complementar a formação dos estudantes através da integração com a comunidade rural durante a prática e conscientizar sobre a realidade do agronegócio e o meio ambiente.
Para a implantação do Programa “Escola amiga do Agro”, o Poder Executivo poderá realizar convênios e/ou parceiras com instituições educacionais públicas e/ou privadas e, ainda, com empresas públicas e/ou da iniciativa privada, visando o cumprimento dos objetivos do Programa.
Confira a Lei 3577 na íntegra: clique aqui
Sobre o CAT Sorriso
As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.
Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]