Compartilhe nas redes sociais

CAT Sorriso acompanhou visita de produtores e técnicos de cooperativa argentina à região Norte de Mato Grosso

 

A visita do grupo de argentinos da região de Tandil, teve como objetivo a busca de conhecimentos sobre tecnologias empregadas na produção de grãos.

 

 

Representantes do CAT Sorriso estiveram acompanhando a visita de uma comitiva formada por 30 produtores rurais e técnicos agrícolas da Cooperativa Agropecuária de Tandil, da Argentina, que cumpriu uma agenda no estado de Mato Grosso para participar de uma imersão prática e informativa com o objetivo de obter conhecimentos sobre tecnologias de produção de grãos.

 

 

 

Apresentação dos projetos do CAT

A programação incluiu uma visita técnica à Fazenda Santo Antônio, do Grupo Gemi. Na propriedade, a coordenadora do Clube Amigos da Terra- CAT Sorriso, Cristina Delicato, apresentou os projetos desenvolvidos pela entidade, a exemplo do projeto “Cultivando Vida Sustentável” e o projeto de certificação de propriedades para a produção de soja e milho sustentáveis. Na oportunidade, Leonardo Marcelino, CEO do Grupo Gemi, compartilhou a história das empresas e detalhou as culturas que são cultivadas na fazenda.

 

 

 

 

A Fazenda Santo Antônio destaca-se por possuir a Certificação do Algodão BCI, além de fazer parte do Grupo “Gente que Produz e Preserva” de fazendas certificadas de soja e milho pela Round Table on Responsible Soy Association (RTRS), por meio do CAT. A propriedade também participa do projeto de Carbono da Bayer e adota diversas tecnologias que asseguram a sustentabilidade em todos os seus processos.

 

 

 

 

visita à sede da Embrapa Agrossilvipastoril

 

A agenda do grupo argentino também incluiu uma visita à Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, onde foi feita uma apresentação inicial, pela chefe-geral Laurimar Vendrusculo, sobre a atuação do centro de pesquisa, seguida da exibição do vídeo institucional da instituição.

Em seguida o grupo foi até a vitrine tecnológica, onde pôde conhecer os sistemas agroflorestais biodiversos e um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Nesta área, o engenheiro florestal Diego Antônio mostrou opções de árvores usadas, seja para produção de madeira, frutos ou alimento para o gado. Diversas cultivares de forrageira BRS em situação de desafio extremo, por passar por mais de 150 dias sem chuvas, também puderam ser observadas.

 

 

Ainda na vitrine tecnológica, os argentinos aprenderam um pouco sobre os solos da região e diferentes possibilidades de produção de matéria orgânica por meio de consórcios forrageiros de segunda safra. Alguns dados sobre ciclagem de nutrientes, mitigação de nematoides, produção de matéria orgânica e descompactação do solo foram apresentados pelo pesquisador Sílvio Spera. Finalizando a visita técnica na Embrapa, a equipe do Laboratório de Automação e Geotecnologias falou sobre o uso de drone na pulverização agrícola na Embrapa Agrossilvipastoril. 

A visita do grupo foi encerrada com uma degustação de produtos regionais, como castanha-do-brasil, sucos de maracujá e cupuaçu, queijo, açaí e uva BRS Vitória.

 

 

 Roteiro em Mato Grosso

Além da sede da Embrapa Agrossilvipastoril o grupo cumpriu uma agenda de atividades que os argentinos tiveram ao longo de uma semana em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Cuiabá. Eles visitaram uma usina de etanol de milho, a UFMT –  Universidade Federal de Mato Grosso, sindicatos rurais, espaço de inovação, concessionária de máquinas agrícolas, fazendas e encerraram o roteiro com uma visita na Aprosoja.

 

Origem do grupo 

Os visitantes argentinos são da região de Tandil, que fica a sudeste da província de Buenos Aires. Está distante 350 km da capital argentina e 160 km de Mar del Plata.  A Cooperativa Agrícola de Tandil atua nas cadeias do trigo, cevada, girassol, milho, soja e, em menor escala, sorgo, alpiste e aveia. Também trabalha com produção e industrialização de leite. Um dos objetivos da missão ao Brasil é a de abrir mercado para exportação de muçarela.

 

Sobre a IDH

A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.

Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.

O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas. Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @IDHTrade no Twitter e Linkedin.

Sobre o CAT Sorriso

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

05/11/2024

Produtoras que aderiram ao selo de identificação de origem da Agricultura Familiar recebem composteiras para destinação de resíduos

05/11/2024

CAT Sorriso apoia visitas técnicas e palestras sobre o cultivo de arroz em terras altas no norte de MT

01/11/2024

Produtora rural de Sorriso é finalista nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

30/10/2024

CAT Sorriso é parceiro da Secretaria Municipal de Educação com o Projeto O Agro na Escola

30/10/2024

CAT Sorriso promove intercâmbio de produtores na Missão Técnica Sebrae 2024

26/10/2024

Produtoras que aderiram ao Selo de Origem dos Produtos da Agricultura Familiar recebem certificados

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.