Compartilhe nas redes sociais

CAT, Senar e Sindicato Rural, promovem curso sobre segurança na manipulação de agrotóxicos

Profissionais ligados ao agronegócio e trabalhadores rurais passam por um curso de qualificação oferecido pelo SENAR – Sistema Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sindicato Rural e o CAT – Clube Amigos da Terra. O objetivo do treinamento foi repassar informações sobre os riscos das atividades ligadas à manipulação de agrotóxicos no meio rural, de acordo com os preceitos da NR 31.8.

Colaboradores de fazendas e empresas ligadas ao setor rural, que trabalham na manipulação, aplicação, armazenagem e transporte de defensivos agrícolas e agrotóxicos de uma maneira geral estão sendo capacitados neste curso de Segurança no Trabalho na Aplicação de Agrotóxicos. Tambpém participaram do treinamento, trabalhadores das propriedades que integram o Grupo Gente que Produz.

Ao término do curso, o trabalhador estará apto a prevenir acidentes de intoxicação com agrotóxicos, com base nas determinações da Norma Regulamentadora 31 (NR-31, do Ministério do Trabalho). Bem como, reconhecer os princípios legais de utilização e as medidas para utilizar de forma segura esses produtos.

Segundo Ivanor Danielli, instrutor do Senar, é de suma importância que os trabalhadores compreendam a necessidade de manipular adequadamente produtos com agrotóxicos, além de estarem aptos a encontrar e entender as principais informações nos rótulos e bulas e o descarte correto das embalagens.

De acordo com o instrutor, o treinamento envolve pontos sobre a Legislação quanto à aquisição, transporte, segurança no trabalho, uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual, higienização dos EPI, armazenamento e destinação final das embalagens. “A importância de se desenvolver corretamente a sua atividade, tem a questão de proteção pessoal, coletiva e a preservação do meio ambiente de maneira correta. A não utilização de EPIs, por exemplo, pode trazer sérios riscos para a saúde”.

Também devem receber essa qualificação produtores, filhos de produtores, profissionais do setor, prestadores de serviço, parceiros e outras pessoas cujas atividades mantêm vínculo com o setor rural, que estejam de alguma forma expostas a riscos, como o transporte de defensivos agrícolas, por exemplo.

22/04/2024

CAT promove visita técnica e oficina sobre hidroponia para produtores da região

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.