MENU

Search
Close this search box.
731201670275220

CAT, IFMT e Semec realizam premiação do Concurso de Desenho “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro”

Compartilhe nas redes sociais

Em parceria com a Prefeitura de Sorriso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o CAT Sorriso lançou recentemente “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro”. O projeto tem como intuito sensibilizar crianças, jovens, comunidade escolar e o público em geral em relação aos cuidados com o meio ambiente, despertando a criatividade e motivando ações e práticas de sustentabilidade.

Dentre as ações, o programa conta com a realização do Concurso de Desenho com o tema “Como o agro produz o alimento que chega à nossa mesa”. As produções serão utilizadas na 7ª edição da Cartilha “Amigos da Terra: Um Sorriso para o Agro! Produzindo alimentos com responsabilidade”. O tema foi trabalhado dentro da sala de aula pelos professores, junto aos alunos do 6º e 7º ano das escolas municipais, estaduais e particulares de Sorriso. No total, foram 11 escolas participantes.

O evento de entrega da premiação do Concurso foi realizado no dia 6/12, às 8h, no auditório IFMT, e os alunos foram premiados em três categorias: 1º lugar – Mikaele Vitória da Cruz (Escola Municipal Primavera), 2º lugar – Lara Maria Cesca de Souza (Escola Ivete Lourdes Arenhardt) e 3º lugar – João Wictor Farias da Silva (Escola Municipal Primavera). Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes receberam informações sobre a produção agrícola e a rotina das fazendas responsáveis por produzir os alimentos, além de realizar visitas a estas propriedades para que possam ter mais subsídios para a produção do material.

Para Ivanete Ferro, coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso, “O Agro na Escola” tem um papel fundamental de cuidar do meio ambiente. “Através do concurso, os estudantes puderam refletir sobre as práticas,cuidados e a importância de preservarmos o meio ambiente de maneira sustentável, além de aprenderem sobre as práticas agrícolas, como também a produção de alimentos”, comenta Ivanete.

Dentre as escolas, os alunos dos 6°s anos do Centro de Educação Básica São José também participaram. Segundo Roberta Franchini Borges, coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o projeto apresentado pelo CAT Sorriso vem ao encontro da proposta de trabalho desenvolvida pelo colégio, a qual tem por objetivo conhecer o ecossistema do agro e sua importância global.

“A parceria com a associação e a participação no projeto é de suma importância para que os estudantes compreendam que sustentabilidade e agronegócio andam juntos, quebrando paradigmas de que o agro é vilão do meio ambiente e trazendo à tona discussões sobre o cuidado com a terra, a proteção de nascentes, o manejo adequado e as demais boas práticas para que haja sucesso nesse setor, garantindo alta produtividade, qualidade dos alimentos e harmonia com meio ambiente. Acreditamos que a participação nesse projeto possibilitou uma vivência ímpar aos nossos alunos e os tornaram mais críticos e conhecedores do mundo que os cerca”, afirma Roberta.