Compartilhe nas redes sociais

CAT e parceiros promovem o I Workshop de Apicultura e Meliponicultura de Sorriso

O Workshop contará com palestrantes renomados da área e será totalmente gratuito, porém, com vagas limitadas.

 

Será realizado no dia 04 de outubro de 2024, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Sorriso, o Primeiro Workshop de Apicultura e Meliponicultura de Sorriso.

Serão realizadas palestras com especialistas sobre Associativismo, Oportunidades e Sanidade Apícola e um Minicurso prático sobre Abordagem na Sanidade Apícola.

A abertura do evento está prevista para às 7h30 da manhã.

 

A primeira palestra, será a partir das 7h45, com o tema: Associativismo e Cadeia Produtiva da Apicultura e da Meliponicultura em Mato Grosso. Será ministrada pelo biólogo e apicultor Júlio Junior Belinki.

“A produção de mel é uma das principais atividades da Agricultura Familiar e representa uma importante fatia da renda de pequenos produtores. A cadeia produtiva dos produtos das abelhas é uma importante atividade econômica que gera emprego e renda para apicultores, meliponicultores, processadores e varejistas que contribuem para o desenvolvimento social e econômico local. Nós vamos trabalhar no workshop o associativismo e o fortalecimento da cadeia produtiva do setor, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável da Apicultura e da Meliponicultura de Sorriso e região”., destaca o professor Júlio Junior Belinki

 

“.

 

 

A segunda palestra, será a partir das 9h30 e terá como tema: Colmeias e Oportunidades – Como Empreender no Mundo da Apicultura e da Meliponicultura, que será ministrada pela professora, Kárita Fernanda da Silva Lira, zootecnista, mestra em Ciência Animal, com experiência em docência para alunos do Bacharelado em Zootecnia e Técnico em Agropecuária do IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

A zootecnista Kárita Fernanda da Silva Lira adiantou um pouco do que será abordado no workshop:  “No workshop vou abordar sobre as oportunidades do empreendimento do apicultor e meliponicultor, que vão além da comercialização do mel, porque existem outros meios de se ganhar dinheiro com a apicultura e meliponicultura, que vão além do mel. A gente consegue fazer a comercialização do pólen, de própolis e tem também a questão do próprio mercado de polinização e de apitoxina (produto de secreção das glândulas abdominais das abelhas operárias, armazenado na bolsa de veneno contra inimigos invasores), entre outros produtos que não são observados, porque quando a gente pensa em abelha, automaticamente só pensa na questão do mel”.

 

 

 

Às 10h30 será apresentada a palestra: Sanidade Apícola, Uma Abordagem Pelo Apicultor, que será ministrada pelo professor Afonso Sinkoc, que é médico-veterinário graduado pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias pela UFRGS, especialista em Parasitologia Veterinária. Docente da Faculdade de Veterinária da UFMT, campus Cuiabá, técnico agrícola e apicultor. É palestrante e instrutor na área de sanidade apícola; e é responsável pelo setor de meliponicultura da Faculdade de Agronomia e Zootecnia -UFMT).

Abordaremos o contexto de criação das abelhas sob o ponto de vista sanitário em Mato Grosso; as principais doenças que acometem corriqueiramente as abelhas e, aquelas que embora não tenham ocorrência, que podem ocorrer e que são mais preocupantes para as abelhas, procurando demonstrar ao apicultor o contexto de saúde e doença das abelhas, entendendo a colmeia como um ser vivo; as dinâmicas de transmissão dessas doenças e os fatores que podem ser identificados como relevantes para sua ocorrência. A ideia é dar um panorama geral ao apicultor e demostrar o quão importante é o conhecimento dos indicadores de suas ocorrências, o que fazer para o seu diagnóstico correto e o que pode-se fazer e o que não fazer nestes casos; destacar o suporte que pode ser dado ao apicultor pelo Serviço Sanitário Oficial (INDEA) e como o apicultor pode agir proativamente nestes casos”, salientou o professor Afonso Sinkoc.

 

Minicurso

Na parte da tarde, a partir de 13h30 será ministrado o minicurso: Oficina: Abordagem Prática na Sanidade Apícola.

 

 

A realização do workshop é do CAT Sorriso, por meio do Projeto Cultivando Vida Sustentável, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT).

Não perca essa oportunidade de aprender e se conectar com grandes profissionais da área!

Quem tiver interesse em participar do minicurso deve levar o EPI (Equipamento de Proteção Individual – macacão de apicultor).

Os apicultores e meliponicultores interessados em participar podem acessar o link e fazer sua inscrição: Clique https://forms.gle/hJD7BvaagsLqAtVS6

Para mais informações, podem entrar em contato pelo fone: (66) 3544-3379

 

Sobre a IDH

A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.

Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.

O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas
Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @IDHTrade no Twitter e Linkedin.

Sobre o CAT Sorriso

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

15/10/2024

Mulheres de sucesso contam suas trajetórias no XI Fórum Regional Mulheres do Campo

08/10/2024

Workshop de Apicultura e Meliponicultura abordou temas como Associativismo, Sanidade Apícola e Diversificação de Produtos

08/10/2024

CAT Sorriso acompanhou visita de produtores e técnicos de cooperativa argentina à região Norte de Mato Grosso

02/10/2024

Branding Pessoal foi tema abordado em workshop promovido pelo SEBRAE e CAT Sorriso

01/10/2024

Confira a programação completa do XI Fórum Regional Mulheres do Campo – Conexão Campo X Cidade

30/09/2024

Produtora de queijos de Sorriso é premiada em quatro categorias no Concurso do Queijo e Produtos Lácteos de MT

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.