Compartilhe nas redes sociais

CAT comemora 22 anos com compromisso com o meio ambiente e a produção sustentável

No ano de 2002, começava uma história, a partir da vontade de um grupo de agricultores de Sorriso comprometidos com o desenvolvimento tecnológico e ao mesmo tempo com o respeito ao meio ambiente. Tendo como lema: “Gerar riquezas, preservando a vida” e com o objetivo de discutir e implementar tecnologias voltadas ao Plantio Direto na Palha e a Integração Lavoura – Pecuária, assim nasceu o Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), uma associação sem fins político-partidários, religiosos ou lucrativos, que reúne produtores rurais em defesa do desenvolvimento agrícola e tecnológico, em harmonia com o meio ambiente, incentivando práticas sustentáveis e redução dos impactos ambientais.

Nesse dia 09 de julho, a instituição comemora seus 22 anos, com os olhos voltados para um futuro próspero, tendo como base a sustentabilidade na produção de alimentos e o compromisso em defesa do meio ambiente. Ao longo desses 22 anos, o CAT já desenvolveu diversos projetos que visam melhorar a vida das pessoas no campo e na cidade, como o “Cultivando a Vida Sustentável”, projeto “Sorriso Vivo”, “Gente Que Produz e Preserva”, “O Agro na Escola”, “Águas do Lira”, entre outros. E agora vem colhendo os bons frutos de muito trabalho e dedicação.

 

 

 

Field Trip realizada pelo CAT Sorriso com a presença de visitantes de 11 países.

 

Atualmente, são inúmeros os trabalhos desenvolvidos pelo CAT Sorriso, incluindo a realização de palestras, cursos de capacitação, assistência e apoio técnico, realização de encontros, fóruns e workshops, além de concursos que abordam temas como Plantio Direto, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, empreendedorismo, cooperativismo, manejo sustentável, boas práticas agrícolas, empoderamento feminino, entre outros temas de relevância para o desenvolvimento das atividades. O diretor técnico do CAT, Alfeo Trecenti faz parte do CAT desde a sua criação e fala com orgulho o que significa fazer parte dessa importante instituição.

 

Diretor técnico do CAT, Alfeo Trecenti.

 

 “É uma alegria enorme poder participar do CAT nesses 22 anos. Ao longo dessa caminhada já fizemos muitos trabalhos e firmamos várias parcerias. Quero parabenizar os produtores que tiveram a iniciativa e a coragem de criar essa instituição. Gostaria de agradecer o poder público, todas as instituições que acreditam no nosso trabalho, agradecer a imprensa, aos produtores associados, às escolas por nos apoiar e permitir esse trabalho de educação ambiental. São tantas instituições e empresas que nos apoiam nesse trabalho, principalmente voltado a agricultura. E dizer que a grande importância e poder produzir com qualidade e abundância, mas principalmente pensando em deixar tudo certo para as futuras gerações”, afirma Alfeo Trecenti.

Ao longo desses anos, O CAT tem se consolidado como um dos grandes apoiadores da agricultura familiar, impactando a vida de muitas famílias de pequenos agricultores.  Até o momento, mais de 100 famílias atendidas com assessorias e programas voltados a agricultura familiar, como é o caso da Rita de Cássia Hachiya, que produz leite e queijo no Assentamento Jonas Pinheiro, no Sítio Vila Láctea.

 

“Quero dar os parabéns para o CAT – Clube Amigos da Terra por comemorar seus 22 anos, com muito trabalho e dedicação para o nosso município de Sorriso e região. Hoje o CAT representa pra mim como produtora um apoio de grande importância, através da sua assessoria, assistência técnica ajudou e ajuda a propriedade crescer. E a mim, como pessoa, também. Só tenho agradecer pelo apoio e dizer que o CAT é muito importante para nós aqui do Sítio Vila Láctea e para nosso município de Sorriso. Parabéns”, salienta Rita Hachiya.

Um dos fundadores do CAT, o produtor Darcy Getúlio Ferrarin destaca que a Associação surgiu para auxiliar os agricultores da região a produzir de forma rentável, mas de maneira que também cuidasse do solo e das fontes de água, com respeito à fauna e à flora.

 

Darcy Getúlio Ferrarin é sócio-fundador do CAT.

 

“O CAT completa agora 22 anos de existência, entidade essa que vem executando grandes projetos em benefício de todas as questões ambientais. Nossa intenção é sempre a preservação ambiental, nossas nascentes, a fauna e a flora. Quero parabenizar todas as diretorias que ao longo desses 22 anos passaram pelo Clube Amigos da Terra. Eu como sócio fundador, quero agradecer a imprensa que ao longo desses anos nos apoiaram e ajudaram a divulgar os nossos projetos. Quero cumprimentar a toda população que, de uma forma ou de outra, colaborou para que o CAT chegasse aonde chegou, sendo reconhecido em todo o Brasil e até fora do País. Isso se deve as diretorias que por aqui passaram, às empresas e instituições que nos apoiaram e a toda população. Parabéns CAT que a gente consiga ser sempre esse grande sucesso”, afirmou o sócio-fundador, Darcy Getúlio Ferrarin.

E hoje o CAT também desenvolve trabalhos voltados a Educação Ambiental, como o projeto “O Agro na Escola”, e o projeto “Sorriso Vivo”, com publicações de cartilhas sobre o meio ambiente e com visitas técnicas de alunos e professores às vitrines tecnológicas de recomposição florestal. Mais de 150 mil crianças impactadas com campanhas e visitas em projetos de educação ambiental. Tudo isso, para levar as futuras gerações informações corretas sobre o agronegócio. Recentemente, o escritor Xico Graziano publicou o livro “O Agro e o Desenvolvimento de Mato Grosso”, ressaltando a contribuição do agronegócio para o desenvolvimento do estado.

Escritor e colunista Xico Graziano no lançamento do livro “O Agro e o Desenvolvimento de MT”.

 

“Há um diferencial na ação do CAT Sorriso: é uma associação de produtores que, além de investirem na sustentabilidade, apostam na inclusão tecnológica dos agricultores familiares e lutam pela preservação do meio ambiente. Um exemplo de atitude agroambiental. A nossa responsabilidade é levar informação correta para a sociedade a respeito do agronegócio. Então, esse livro didático vem como uma contribuição para a melhoria do processo educacional”, disse o escritor Xico Graziano.

Desde sua fundação, o CAT firmou importantes parcerias e desenvolveu projetos em conjunto com a Prefeitura Municipal d Sorriso, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso), entre outras instituições públicas e privadas.

Outro grande parceiro do CAT é o IFMT – Instituto Federal de Educação de Mato Grosso, que desenvolve várias parcerias como consultorias, cursos, treinamentos e o projeto “Águas do Lira”, desenvolvido em parceria para produção e plantio de mudas de espécies nativas, para a recuperação de nascentes. Por meio do projeto é feito o monitoramento de 106 nascentes do Rio Lira, dessas 60 precisam ser revitalizadas. Até o momento, quatro nascentes já foram recuperadas e outras duas estão em processo de revitalização e mais de 8 mil mudas de árvores já foram plantadas.  O professor do IFMT, Everton José de Almeida, destaca a importância dessa parceria. “Nós do IFMT firmamos essa parceria com o CAT, que intermediou junto ao Ministério Público e conseguiu um recurso para investir na revitalização do nosso viveiro, para produção de mudas de espécie nativas da região. Até hoje nós contamos com quatro nascentes revitalizadas, e outras duas em processo de revitalização, onde foram feitos plantios e atividades para reintegração das nascentes. Por meio desse aporte do Ministério Público, conseguimos reativar o viveiro do IFMT que estava parado e começaremos a produzir as mudas para serem utilizadas nessas nascentes”, disse o professor Everton.

 

Visita a área de restauro em nascente – projeto Águas do Lira, em parceria com o IFMT.

 

Professor do IFMT, Everton José de Almeida.

O CAT faz parte do Pacto Regional do PCI (Produzir, Conservar e Incluir) alinhado às metas da Estratégia Estadual, com o objetivo de viabilizar acordos e parcerias locais para elevar a produtividade das cadeias produtivas da soja, milho, algodão, silvicultura e aquicultura, melhorar os meios de subsistência, bem como proteção e conservação de florestas.

O CAT também é signatário da RTRS (Round Table on Responsible Soy Association), uma associação internacional sem fins lucrativos que promove o crescimento da produção, do comércio e do uso de soja responsável. E já conta com cerca de 200 mil hectares de produção de soja e milho certificados, proporcionando organização das propriedades, maior produtividade, com respeito à legislação ambiental e trazendo mais rentabilidade para o produtor.

O presidente do CAT, Junior Ferrarin destaca que o projeto de certificação, que valoriza a produção responsável da soja, é o projeto considerado carro-chefe do CAT, através do qual são verificados nas fazendas, diversos quesitos como o cumprimento da legislação, responsabilidade ambiental, boas práticas agrícolas, boas práticas empresariais, condições de trabalho responsáveis, melhores relações com a comunidade, entre outras. A produção dos grãos é auditada e verificada por órgãos de certificação acreditados internacionalmente, atendendo os critérios econômicos, sociais e ambientais definidos no padrão RTRS de produção de soja responsável. E o produtor recebe um bônus pela sua participação, com a venda dos créditos da soja e milho certificados.

 

 

Darci Ferrarin Junior é o atual presidente do CAT Sorriso, ao lado de Xico Graziano e da coordenadora do CAT, Cristina Delicato.

 

Junior Ferrarin enalteceu a atuação do CAT nesses 22 anos e agradeceu todas as parcerias firmadas para que os projetos pudessem ser colocados em prática. “É uma imensa satisfação estar comemorando os 22 anos da fundação do Clube Amigos da Terra. Acompanhei desde a sua fundação e já tive a oportunidade de estar à frente da entidade por três vezes. Não poderia estar mais contente com a atuação de toda equipe, dos colaboradores e de todas as pessoas que apoiam nossos projetos e ideias. E do quanto o CAT trouxe iniciativas boas para Sorriso e região, contando sempre com o apoio de grandes instituições como a Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, AMPA – Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão, Aprosoja – Associação Brasileira dos Produtores de Soja, Abrapa – Associação Brasileira de Produtores de Algodão, entre outras. O CAT tem representatividade com assento na RTRS e conseguiu se tornar uma das grandes certificadoras do estado de Mato Grosso e do Brasil. Tem vários projetos, como o de Educação Ambiental, que está fazendo um sucesso muito grande, especialmente e agora com o lançamento do livro do Xico Graziano, que é importante para difundir o que é realmente o Agronegócio, para as pessoas entenderem os processos, compreenderem o sistema, pra não ficar sempre presas às informações midiáticas. Para nós produtores, o Clube Amigos da Terra tem feito um trabalho muito forte, no sentido de mostrar o que nós somos, o que fazemos e representamos para esse País. Quero agradecer imensamente todas as parcerias e desejar que o CAT cada vez cresça mais, apoie mais e melhore cada vez mais a imagem do produtor rural, demonstrando todas as boas práticas que se produz na região”, afirma Junior Ferrarin.

 

Conheça o CAT em números:

  • + 150 mil crianças impactadas com campanhas e visitas em projetos de educação ambiental;
  • + 2.300 hectares de recuperação de áreas de passivo ambiental por meio do projeto Sorriso Vivo;
  • + 200 mil hectares de áreas de produção de soja e milho certificados RTRS;
  • Monitoramento de 106 nascentes do Rio Lira;
  • 04 nascentes revitalizadas com plantio de mais de 8 mil mudas de árvores; E outras duas em andamento.
  • Publicação de 07 edições da Cartilha Amigos da Terra (além de uma em versão em inglês);
  • Lançamento de um livro sobre o desenvolvimento do agronegócio em MT;
  • Lançamento do Selo de Origem dos Produtos da Agricultura Familiar;
  • + de 100 famílias atendidas com assessorias e programas voltado a Agricultura Familiar.
  • Realização de encontros, palestras, workshops e fóruns.

Sobre a IDH

A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.

Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.

O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas

Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @IDHTrade no Twitter e LinkedIn.

 

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da IDH na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

08/01/2025

Retrospectiva: CAT Sorriso apresenta balanço de 2024 e faz planejamento para 2025

17/12/2024

Por meio do Projeto ‘Cultivando Vida Sustentável’ CAT promove plantio de mudas em projeto de Integração Pecuária-Floresta

17/12/2024

Apagão de mão de obra no campo (Por Xico Graziano)

16/12/2024

CAT Sorriso promove capacitação sobre Boas Práticas na Piscicultura para produtores de Nova Ubiratã

11/12/2024

Alunos de escolas municipais participam de plantio de mudas em Dia de Campo na Fazenda Sant’Ana

10/12/2024

Representantes de 13 municípios, localizados no coração de Mato Grosso, participaram da Field Trip 2024 promovida pelo CAT

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.