Compartilhe nas redes sociais

CAT celebra adesão de 15 produtores ao Selo de Identificação de Origem da Agricultura Familiar 

 

O evento destacou o comprometimento desses produtores e suas famílias em promover práticas sustentáveis e de qualidade e apresenta resultados alcançados até o momento. 

A Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) realizou um evento de confraternização, com o fechamento das atividades no ano de 2024 junto aos produtores da Agricultura Familiar que são atendidos pelos projetos da associação.

Foi um momento de comemorar e celebrar um marco importante, com a entrega de troféus para os 15 primeiros produtores que aderiram ao programa do Selo de Identificação de Origem da Agricultura Familiar. A inciativa é desenvolvida pelo CAT – Clube Amigos da Terra Sorriso, por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável, em parceria com o IDH e a Cargill. E tem o objetivo de apoiar os pequenos produtores rurais que fazem parte da Agricultura Familiar de Sorriso e promover a valorização dos alimentos cultivados no coração do estado de Mato Grosso.

 

 

O evento destacou o comprometimento dos produtores e suas famílias em desenvolver boas práticas agrícolas voltadas a obter ganhos em produtividade, aliado a sustentabilidade. Além de ser um momento de exaltar as conexões e as parcerias do CAT com os produtores, que transformam e fortalecem a Agricultura Familiar. Na oportunidade, o Clube Amigos da Terra apresentou os resultados significativos alcançados até o momento, reforçando o impacto positivo do Selo de Origem na valorização e reconhecimento dos produtos da região.

A zootecnista do CAT, Andreia Sousa, responsável pela execução do projeto expressou a satisfação em poder dividir com os produtores as conquistas obtidas até o momento e traçar as metas para os próximos anos. “Hoje nos reunimos com os 15 produtores e seus familiares das propriedades que fizeram a adesão ao selo. E o que queremos é comemorar a parceria com eles, por eles terem acreditado no nosso trabalho durante todo este ano e terem aderido ao selo. E vamos apresentar os resultados alcançados desde o lançamento do selo até o momento. O Xico Graziano também falou um pouco da importância e sobre as vantagens de se ter um selo de identificação de origem. Este é um momento de comemoração, de dividir com eles nossa felicidade de estar trabalhando com eles e mostrar que nosso trabalho está evoluindo cada dia mais. Já são 15 produtores aqui da região, que hoje são três municípios que é Sorriso, Vera e Boa Esperança e nossa meta é chegar a 16 municípios. Hoje queremos mostrar os resultados como a criação de logomarca, fotos das propriedades, entrega de placas, mapeamento dos produtos que eles produzem e ofertam e mostrar também nossas metas almejadas para o próximo ano, que é a captação de mais produtores e trabalhar a parte de comercialização”, ressaltou Andreia.

 

 

 

 

O Selo de Origem visa reconhecer e agregar valor aos produtores da Agricultura Familiar, dando mais visibilidade aos produtos do campo por meio da rastreabilidade, garantindo a procedência e autenticidade dos alimentos produzidos em Sorriso e região. Por meio de um QR Code, os consumidores podem identificar os produtos locais e saber que estão consumindo alimentos que são produzidos com respeito ao meio ambiente, com o bem-estar animal e com sustentabilidade.  Ao escanear o QR Code no selo, o comprador é levado para uma fanpage, na qual pode obter mais informações sobre o produto e o produtor. “Os primeiros produtores que fizeram a adesão já estão nessa fanpage, estamos agora no processo de criar os adesivos que vão compor a logomarca do produtor, a nossa logo e o QR Code”, pontuou Andreia.

 

 

 

Andreia explica como fazer parte do projeto “A gente começa com uma primeira visita, nossa técnica vai até a propriedade faz uma auditoria, fiscaliza, faz o relatório e entrega o plano de ação do produtor, que tem seis meses para promover as adequações necessárias na propriedade. O produtor vai começar a entrar no processo e assinar um termo concordando em fazer as mudanças necessárias. Após seis meses ele será auditado novamente para verificar se realmente cumpriu com todos os quesitos”.

Um dos quesitos dentro da propriedade é a realização correta da gestão de resíduos na propriedade, para isso o CAT está disponibilizando um técnico especializado para dar essa consultoria ao produtor. “Nós temos um trabalho muito bonito com uma consultoria de gestão de resíduos, que a gente tem dado um grande enfoque com as composteiras domiciliares e composteiras em leiras e o técnico vai acompanhar o produtor desde a orientação até o funcionamento das composteiras”, frisou Andreia.

 

 

Diogo Martins, técnico e consultor em gestão de resíduos explanou sobre o trabalho realizado. “Nosso trabalho de consultoria em gestão de resíduos visa garantir esse pilar básico para a sustentabilidade, pois temos que reduzir nossos impactos ao meio ambiente e nos preocupar em reciclar, compostar e fazer a gestão de resíduos de maneira eficiente e as propriedades rurais tem feito isso de maneira excelente. Estamos no começo, é um processo que está se implementando, mas já temos propriedades que estão bem avançadas, compostando, reciclando e garantindo que os produtos que eles estão cultivando são realmente sustentáveis”.

Conforme Diogo, todo suporte tem sido dados aos produtores, com as informações necessárias para que possam fazer essa gestão correta dos resíduos sólidos. “Quando a gente fala sobre gestão de resíduos em um ambiente rural, a gente tem várias realidades, temos diferentes tipos de geração de resíduos em cada propriedade de acordo com o que produzem. A consultoria em compostagem leva em consideração o que sobra da produção dos produtores. E a gente busca entender a realidade de cada produtor para tirar suas dúvidas e auxiliá-lo da melhor forma. Em algumas propriedades foram implantadas composteiras domiciliares e em outras leiras estáticas. Também foram produzidas cartilhas explicativas para cada tipo de compostagem”.

 

Quem faz parte do projeto enaltece a satisfação com os resultados obtidos:

 

“Para mim como produtora, é muito importante pois passa mais

credibilidade do nosso produto para os nossos consumidores na

questão da origem da produção. Ou seja, não basta a gente produzir,

mas sim ter a satisfação dos nossos clientes”.

(Elisandra Vedovatto Hahn, do Sorrifrutas).

 

 

 

“É um diferencial para nós que fazemos parte da Agricultura Familiar,

dá uma visibilidade e credibilidade maior para o nosso produto.

E o cliente vê como é produzido. Ele entra no QR Code

e vê todo processo de produção no campo

desde a semeadura, o transplante  e o cuidado dentro dos viveiros

(Cristian Seidel, da Chácara Dona Ani).

 

 

 

“Pra nós da agricultura familiar o selo fez uma diferença

muito grande para todos que estão aderindo.

Pois valoriza nosso produto, valoriza nossa propriedade,

essa parceria com o CAT tem sido maravilhosa”.

(Leonilda Luciana Estruzani da Silva, do Sítio Okada).

 

 

 

 

 

“Esse projeto melhora a propriedade, valoriza,

te abre portas, o produtor fica melhor visto no mercado.

O cliente sabe que os produtos têm uma boa procedência.

Além de eu ter aumentado minha lucratividade,

o meu reconhecimento na região melhorou

e meu produto se destaca entre os demais e é procurado.

O selo melhorou muito pra mim”. (Joice Oliveira Ferreira, do Sítio Gramado).

 

 

 

“A importância do selo para Agricultura Familiar,  pra gente que é do ramo de hortaliça

veio para ajudar muito.   Antes não tínhamos o conhecimento de como era.

Agora podemos mostrar o nosso produto

pro estado e até pro País.

As pessoas aqui da cidade passam a conhecer mais

o nosso produto e isso faz abrir muitas portas”.

(Luciana Vogt Luna Lima, da Luna Hortaliças).

 

 

 

 

“É um incentivo muito bom, porque nos também sabemos

que o produto que estamos produzindo é certificado

que tem uma garantia maior pra trazer saúde para o consumidor. 

Depois que a gente aderiu ao selo percebemos 

que as coisas começam a andar melhor, o produto é mais aceito, as pessoas acreditam

mais no seu produto”. (Adeni Alves Becker de Oliveira, do Sítio Sagrado Coração de Jesus).

 

 

 

 

 

Os produtores interessados em aderirem ao projeto do Selo pode procurar o CAT Sorriso. Pode entrar nas redes sociais ou no site do CAT: www.catsorriso.org.br ou até mesmo ir pessoalmente até a sede do CAT, que fica localizado na Rua Rui Barbosa, 484-B – Centro Norte, ou até mesmo ligar para o 3544-3379.

 

Sobre a IDH

A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.

Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.

O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas. Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @idh.br no Twitter e Linkedin.

Sobre a Cargill

Cargill oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais ao mundo.

Juntamente com produtores rurais, clientes, governos e comunidades, ajuda as pessoas a prosperar com a aplicação de nossas ideias há mais de 155 anos. Tem 155.000 funcionários em 70 países, que estão comprometidos a fornecer alimentos ao mundo de uma forma responsável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando as comunidades onde atua.

Sobre o CAT Sorriso

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]

 

 

08/01/2025

Retrospectiva: CAT Sorriso apresenta balanço de 2024 e faz planejamento para 2025

17/12/2024

Por meio do Projeto ‘Cultivando Vida Sustentável’ CAT promove plantio de mudas em projeto de Integração Pecuária-Floresta

17/12/2024

Apagão de mão de obra no campo (Por Xico Graziano)

16/12/2024

CAT Sorriso promove capacitação sobre Boas Práticas na Piscicultura para produtores de Nova Ubiratã

11/12/2024

Alunos de escolas municipais participam de plantio de mudas em Dia de Campo na Fazenda Sant’Ana

10/12/2024

Representantes de 13 municípios, localizados no coração de Mato Grosso, participaram da Field Trip 2024 promovida pelo CAT

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.