MENU

Search
Close this search box.
mini_received_1808384072525426

Associação de Produtores Orgânicos recebe equipamento para auxiliar na produção

Compartilhe nas redes sociais

Produtores rurais de Sorriso agora contam com um micro trator motocultivador com o conjunto de pulverização agrícola. O equipamento foi cedido pela Prefeitura Municipal para a Associação dos Produtores Orgânicos de Sorriso – APOS.

O maquinário poderá ser usado pelos membros da associação para realizar serviço de preparação de solo para produção de hortaliças orgânica oriundas da agricultura familiar. Os produtores rurais deverão zelar pelo equipamento e se comprometem a fazer os reparos necessários para a conservação e ao findar o termo, a associação deverá entregar o maquinário como recebeu em ótimo estado. O prazo da cedência vai até o dia 31 de dezembro de2020.

Atualmente a APOS é formada por 5 produtores rurais que também fazem parte do projeto de Agroecologia do Clube Amigos da Terra, o CAT Sorriso. São pequenos agricultores dos assentamentos Jonas Pinheiro e Casulo. A formalização da associação e a mudança de técnicas de produção contribuíram para que os produtores ampliassem o mercado e conseguissem o selo de produto orgânico.

O próximo passo é buscar recursos financeiros municipais, estaduais, federais e privados para melhorar a infraestrutura das propriedades e ampliar a cadeia produtiva; elaborar e executar projetos que tenham como objetivo apoiar a produção sustentável, divulgação e aproximação dos consumidores com os produtos da agricultura familiar prioritariamente de seus associados.

Este ano os técnicos do CAT, do Sebrae e da secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vão continuar acompanhando o trabalho dos produtores que estão em processo de conversão. Também pretendem monitorar os produtores orgânicos e implantar novas técnicas de acordo com a evolução do grupo. A ampliação do projeto depende de novas parcerias.

O projeto “Gente que Produz e Preserva”, do Clube Amigos da Terra, o CAT, é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MT) com apoio do WWF Brasil, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Prefeitura Municipal.

Contato

Produtores que queiram fazer parte do projeto e parceiros interessados em apoiar a iniciativa podem entrar em contato com o Clube Amigos da Terra pelo telefone (66) 3544-3379. Informações também podem ser obtidas pessoalmente no CAT que fica na sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso.

Visite também o nosso site www.catsorriso.com.br