MENU

Search
Close this search box.
normal_d3d023b2-ec03-4f18-8166-bd4c197e194c (1)

Assinado em Utrecht – Holanda Pacto entre RTRS, PCI e CAT Sorriso

Compartilhe nas redes sociais

Foi assinado nesse dia 11/06, em Utrecht, na Holanda um memorando entre a RTRS (Round Table on Responsible Soy), PCI ( Produzir, Conservar e Incluir) e o CAT – Clube Amigos da Terra de Sorriso.

A Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) chama novamente a atenção do mundo, desta vez na Holanda, durante o evento RT14. O memorando assinado em Utrech pela RTRS já havia sido firmado em Sorriso no dia (24/04) quando foi dado o primeiro passo para o município, considerado Capital do Agronegócio, se tornar também referência mundial em sustentabilidade.

Na ocasião, foi assinado o memorando de entendimento oficializando o apoio e o esforço de todos os envolvidos na promoção do desenvolvimento sustentável de Sorriso. Representantes do setor produtivo, do governo estadual e do terceiro setor participaram da Primeira Rodada de Apoio ao Desenvolvimento da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) no município.

Na prática, isso representou a união da sociedade e o engajamento dos atores locais, como o CAT Sorriso, União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Sindicato de Agricultura Familiar, Associação dos Produtores de Orgânicos de Sorriso (APOS), Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Celeste (Coopercel), Projeto de Assentamento Casulo, Earth Innovation, Instituto PCI e o Programa Municípios Sustentáveis. E também as empresas: Carrefour, Cofco, Nutribras, Delicious Fish.

O Comitê Estadual da Estratégia PCI foi instituído pelo governo de Mato Grosso para acompanhar o cumprimento das metas apresentadas na COP21. Durante o encontro, que reuniu 195 países em Paris, Mato Grosso se comprometeu em reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020 e também em realizar ações para conter o aquecimento global.

A proposta da Estratégia PCI é buscar a expansão e o aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal de Mato Grosso, aliada à conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos ambientais, com a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de populações tradicionais.

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo CAT Sorriso. Acesse www.catsorriso.com.br. Ou vá até o CAT, que fica localizado em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso. Ou entre em contato pelo telefone: (66) 3544 – 3379.