MENU

Search
Close this search box.
DCIM100MEDIADJI_0560.JPG

Assentamento Jonas Pinheiro terá o IV Dia de Campo Horta Viva, que levará novas tecnologias para cultivo e nutrição de hortifruti 

Compartilhe nas redes sociais

O evento conta com o apoio do CAT Sorriso pretende levar conhecimento para a Agricultura Familiar, visando o aumento da produção de hortifruti

 

O Assentamento Jonas Pinheiro, vai receber no dia 25 de julho (terça-feira), o IV Dia de Campo Horta Viva com um ciclo de palestras voltadas a produtores da Agricultura Familiar, com o objetivo promover uma troca de experiências entre produtores e levar conhecimento e informações importantes de pesquisadores da área.

O IV Dia de Campo Horta Viva abordará o tema “Como dominar a correta nutrição de mamoeiros e aumentar a produção de hortaliças, sem precisar investir em novas áreas de terras”, que são dúvidas frequentes de muitos produtores. Estão convidados a participar do evento os pequenos produtores cadastrados, ou não, em programas da Semasa, estudantes da área de agronomia e alimentos, além de especialistas.

O evento acontece a partir das 7h, no lote 103, no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/dia-de-campo-sorriso/2064837

 

Confira a Programação:

 

 

A primeira palestra será com o engenheiro agrônomo da Semasa, Paulo Henrique Veloso, que vai abordar o tema “Manejo Nutricional do Mamoeiro”.

O engenheiro agrônomo da EMPAER – Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Anderson Bays, que vai falar sobre o tema: “Manejo de Doenças nas Cucurbitáceas”.

Na sequencia o engenheiro agrônomo do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Thiago Campos, vai abordar o tema: “O manejo de traça-do-tomateiro”. E para encerrar o ciclo de palestras, a técnica Luma Maldaner (Empaer), irá debater as “Boas práticas de pós-colheita de frutas hortaliças”.

O secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar faz o convite aos produtores: “Nesse dia 25, comemoramos o dia da Agricultura Familiar e será também um dia especial de aprendizado onde convidamos todos os produtores que participam da horticultura e do programa Horta Viva para participar deste importante dia para aprender um pouco mais sobre a produção de alimentos e troca de experiências. Está tudo sendo preparado com muito carinho pela secretaria e parceiros. E a Semasa está à disposição com nossos técnicos que atuam ininterruptamente para atender à crescente demanda do município”, completa o responsável pela pasta, Marlon Zanella.

Programas da Agricultura Familiar

Atualmente cerca de 380 famílias são beneficiadas pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, com programas que atendem todas as cadeias produtivas da Agricultura Familiar como o Horta Viva; Ave Caipira+ Leite; + Corte; + Peixe; + Vitamel e o + Frutifica.

A respeito dos projetos que vem dando apoio aos produtores “Esses programas vêm para fomentar cada vez mais as cadeias produtivas. Nós somos conhecidos por ser a Capital Nacional do Agronegócio, mas temos vários outros projetos, através dos quais a secretaria vem dando suporte ao pequeno produtor, com sistema de inspeção municipal. Isso tudo vem para fortalecer e fomentar a Agricultura Familiar”, ressalta o coordenador de Programas da Semasa, Wanderson Costa Oliveira

O evento é promovido pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), e conta com o apoio do CAT Sorriso, Empaer, Sebrae, Cooperativa Cresol e da IDH.

A coordenadora de Projetos e Eventos do CAT Sorriso, Cristina Delicato diz que “O CAT Sorriso apoia a Prefeitura na realização deste evento, por meio do Projeto Cultivando Vida Sustentável, que está em sua segunda fase com o apoio da IDH, sempre orientando e apoiando os produtores da Agricultura Familiar. É de suma importância essa transferência de tecnologia aos produtores para que eles desenvolvam produtos com mais qualidade e quantidade. Esse é o papel do CAT, auxiliar os processos produtivos para que a agricultura seja sustentável de ponta a ponta. ”

“O apoio da IDH aos produtores é uma das ações que entregam resultados para o Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir, um esforço conjunto de diversos parceiros, incluindo o CAT, para promover o desenvolvimento sustentável de Sorriso”, ressalta Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil.

Serviço:

IV Dia de Campo Horta Viva

Data: 25 de julho

Horário: 7h

Local: Assentamento Jonas Pinheiro – Lote 103

 

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da IDH na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

 

Assessoria de Comunicação Cat Sorriso

Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]