MENU

Search
Close this search box.

Compartilhe nas redes sociais

Artista, poeta e escritora Vilma Machado fará palestra durante Fórum Online Mulheres do Campo, no próximo dia 25/11

A artista, poeta, escritora, pesquisadora e educadora Vilma Machado estará participando no dia 25/11 do Fórum Mulheres do Campo, promovido pelo Clube Amigos da Terra – Cat Sorriso. Nesta edição, o evento será online e contará com diversas mulheres com diferentes histórias, mas com um ponto em comum: o sucesso.   

Não é a primeira vez que Vilma participa do Fórum Mulheres do Campo, em 2013 e 2014 a artista e educadora realizou várias palestras e workshops para mulheres e conheceu “A Carta da Terra” do médio Norte de Mato Grosso elaborada e apresentada no I Fórum por outras 120 mulheres que fazem parte da Agricultura Familiar dos assentamentos em conjunto com produtoras rurais.

As ações desenvolvidas pelo CAT buscam valorizar e incentivar a participação das mulheres dentro e fora das propriedades rurais. Desde 2010 o projeto Mulheres do Campo tem como desafio promover a mulher como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável em suas propriedades.  O objetivo do CAT é buscar a valorização da força feminina perante a sociedade, através de ações que elas mesmas possam desenvolver, promovendo a imagem do produtor rural, que está consciente de suas responsabilidades e se preocupa com o futuro do planeta. Pra isso o grupo de mulheres desenvolveu a Carta da Terra da Mulheres do Médio Norte d e Mato Grosso: Um Pacto pela Sustentabilidade. A carta chama a atenção das autoridades locais para o empoderamento da mulher e a participação do sexo feminino nos assuntos relacionados a sustentabilidade. 

No documento as 120 mulheres se comprometem a atuar como disseminadoras de práticas que promovam o desenvolvimento sustentável do município, bem como acompanhar e participar da implementação das políticas públicas voltadas para a questão ambiental. 

Passados todos esses anos, pretende-se promover agora um resgate histórico daquele momento da construção da Carta da Terra e fazer alguns questionamentos: “Essa carta é única e tem um valor muito interessante a ser explorado.  Hoje podemos questionar o que foi feito de lá pra cá? O que ainda não foi feito que devemos fazer? Qual a projeção para o futuro, para daqui a 5, 10 anos?”, pontua Vilma. 
Segundo Vilma, é preciso ter comprometimento para ir além, para que as ações aconteçam efetivamente. “Queremos instigar as mulheres a resgatar aquela primeira participação mas olhar para frente. Muita coisa já aconteceu desde aquele primeiro encontro. Precisamos fazer uma projeção para o futuro.de forma dinâmica e participativa”. 

“Sentimentos e Interpretações”

Vilma Machado também vai lançar seu livro “Sentimentos e Interpretações”, da editora Ideograf, que surgiu em meio à pandemia quando as limitações e incertezas aumentavam em todo o mundo. A obra vem ao encontro desses conceitos de superação, interação, relação e comprometimento, pois a intenção da escritora com este livro é compartilhar suas superações e instigar o leitor a observar seus sentimentos e de suas próprias interpretações. “É preciso cuidar de si mesmo e buscar caminhos para se manter bem”. 
Vilma Machado estende o convite a todas as mulheres para que participem do Fórum: “Convido vocês mulheres a participarem do Fórum On-line Mulheres do Campo e para aquelas que tive o prazer de conhecer quando da participação no III Fórum de Mulheres do Campo, como também nas palestras e workshops que realizamos em Sorriso no ano de 2013 e 2014 eu mando este recado especial de que adoraria ver todas participando desse grande evento”. 

Atualmente o Cat desenvolve o Projeto “Cultivando Vida Sustentável” e conta com a parceria da Idh – Iniciativa Para o Comércio Sustentável.

O Fórum é uma realização do Cat Sorriso e da Idh – Iniciativa para o Comércio Sustentável e tem apoio do Sindicato Rural, da Acrismat, da Prefeitura de Sorriso, da Associação Senhoras de Rotarianos, da Rede Mulher e tem como parceiro a Associação Produtiva Mulheres do Assentamento Jonas Pinheiro.

Paralelamente ao Fórum, acontecerá a feira virtual com produtos cadastrados expostos.
Para saber mais informações acesse o site: www.catsorriso.com.br, ou ligue: 3544-3379. O Cat Sorriso funciona em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso, na Avenida Marginal Esquerda, 1415.

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

05/04/2024

Plataforma digital de monitoramento do projeto Chove-Chuva será lançada em Sorriso no dia 08 de abril