MENU

Search
Close this search box.
Imagem Agricultura Familiar - a importância da gestão nas propriedades rurais

Agricultura familiar: a importância da gestão nas pequenas propriedades rurais

Compartilhe nas redes sociais

O sucesso nas pequenas propriedades rurais está cada vez mais associado ao envolvimento com o ambiente de negócios e a capacidade do produtor de explorar seus recursos. Uma boa gestão é o grande diferencial competitivo, já que está relacionada com o aperfeiçoamento das estratégias para que o negócio possa alavancar os lucros e reduzir os custos.

“Quebrar paradigmas é o principal gargalo da propriedade familiar. Os pequenos produtores seguem um modelo de trabalho cultural, no qual a experiência adquirida ao longo dos anos tem um peso maior do que a profissionalização. O mercado cada vez mais concorrido e com variações na atual economia fez com que alguns destes produtores desistissem da produção, gerando um déficit, principalmente, na cultura de hortaliças”, comenta Leane Horn Rodrigues, assistente social do CAT Sorriso.

Segundo ela, a mudança deste padrão pode ser a chave para manter a produção, pois é com a capacitação que são traçados planos e metas. “Normalmente, quando se fala de gestão, remete-se ao fator empresarial. Porém, na realidade, ela faz parte do dia a dia de qualquer cidadão que possui sua vida organizada. A importância dessa prática na pequena propriedade se dá pelo princípio ‘passado, presente e visualização de futuro’. É analisando os dados do período anterior que conseguimos organizar o presente de forma que o futuro obtenha sucesso, deixando de lado achismos e trabalhando com base em dados reais”, completa.

O Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido pelo CAT Sorriso, tem como objetivo oferecer assistência técnica para pequenos agricultores familiares, além de valorizar a produção responsável de soja e promover a restauração de áreas degradadas.

“No decorrer do desenvolvimento do projeto, diagnosticamos a necessidade de qualificar os agricultores familiares na gestão de suas propriedades, principalmente, na utilização de práticas de manejo que reduzissem os custos de produção, como a aplicação de homeopatia, a utilização dos bioinsumos, as práticas da agroecologia e o aproveitamento dos insumos existentes na propriedade, como a matéria orgânica que normalmente era descartada ou queimada”, afirma o consultor do Cultivando Vida Sustentável, Jair Kotz.

Confira 4 passos para a realização de uma gestão eficiente em uma pequena propriedade rural.

Passo 1: É preciso analisar e fazer um diagnóstico da propriedade, buscando entender o que será necessário para a produção, levando em consideração o que será produzido, quanto e quando será implementado.

Passo 2: Conhecer os custos de produção agrícola faz com que o produtor conheça os indicadores e compreenda se o planejamento traçado está sendo assertivo. Portanto, todas as anotações de entradas e saídas são fundamentais durante o processo de monitoramento.

Passo 3: Invista em capacitações profissionais de qualidade para ter uma mão de obra especializada. Hoje, o mercado conta com diversos cursos disponíveis para que o produtor tenha conhecimento sobre muitas práticas do agro.

Passo 4: A realização de feedbacks constantes com todos os envolvidos no processo é de extrema importância para o sucesso da gestão. Para isso, é preciso denominar quem vai fazer, o que vai fazer e quando vai fazer.