Consumidores que fazem compras na AFESO – Associação de Feirantes de Sorriso (a Feira do Produtor ao lado do Corpo de Bombeiros) e também em alguns supermercados de Sorriso já podem encontrar produtos com o Selo de Identificação de Origem da Agricultura Familiar no Coração de Mato Grosso.
O selo, foi desenvolvido pelo Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso com o intuito de gerar visibilidade e agregar valor aos produtos da Agricultura Familiar de Sorriso e região.
Benefícios de aderir ao Selo
O selo traz benefícios tanto para o produtor, quanto para os consumidores, pois permite a rastreabilidade, proporcionando acesso a novos mercados e dando visibilidade da Agricultura Familiar, oferecendo um produto com um diferencial no mercado.
Através do selo, o consumidor pode saber mais sobre os alimentos que leva para sua mesa, tendo acesso a um produto com maior credibilidade e transparência. Ao focar a câmera de seu celular em um QR Code, que está disposto nos produtos, os clientes são levados para uma plataforma digital, onde podem conhecer a propriedade onde os produtos são cultivados, quem é o produtor, os métodos utilizados no plantio e saber sobre os cuidados aplicados na produção.
Os produtores que fazem parte do projeto do selo precisam atender a critérios de gestão, de boas práticas agrícolas, bem-estar animal e de responsabilidade ambiental, como a destinação correta dos resíduos produzidos dentro da propriedade, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A produtora rural Adeni Alves Moreira Becker de Oliveira, do Sítio Sagrado Coração de Jesus, diz que já é feirante há vários anos e está há dois anos na Associação dos Feirantes de Sorriso (Afeso) ao lado do Corpo de Bombeiros, onde comercializa hortaliças. Ela relata como o selo tem contribuído para alcançar melhores resultados: “O selo tem beneficiado muito e já está dando bastante resultado nos meus produtos. Já estou indicando para os clientes para procurar os produtos com o selo de origem da agricultura familiar aqui na feira. Estou fazendo muito sucesso com o selo, tá muito bacana. Esse apoio do CAT é indispensável, eles dão um amparo muito legal em tudo o que a gente precisa”.
Nasilene Costa dos Santos e o esposo Valdenir Sgarabotto, da Estância Sgarabotto, produzem frutas, hortaliças e verduras e estão na feira do produtor há 12 anos. Ela conta um pouco sobre seu dia-a-dia e como está sendo o crescimento com o apoio do CAT e com a adesão ao selo de origem da Agricultura Familiar. “Nós levantamos às 5 da manhã e vamos dormir as 8 da noite e já tendo na mente o que vamos fazer no dia seguinte. O apoio do CAT representa muito no nosso trabalho. O selo de origem com o QR Code, desenvolvido pelo CAT, é maravilhoso. Eu estou adorando, pois, o cliente pode acessar e ver o que nós produzimos lá no sítio. O cliente pode ver a origem dos produtos que estão consumindo e ficam mais satisfeitos com os produtos que estão adquirindo aqui na feira. E o CAT nos dá toda assistência no campo. Quanto mais as pessoas enxergarem a gente como agricultura familiar, pra gente é melhor ainda pois a gente se sente muito mais valorizado”.

A Elizandra Vedovato Han, da Sorrifrutas, que produz frutas e legumes, vem de uma família de produtores. Seus pais produzem e participam da feira há mais de 15 anos. Depois a banca foi repassada a ela e ao esposo. “Eu sempre estive acompanhando meus pais no dia-a-dia tanto lá na roça, quanto na venda dos produtos. Meus pais se ausentaram um pouco da feira, passando a banca para minha família. Comecei aqui na feira desde então, já vai se fazer 4 para cinco anos que nós estamos produzindo e fazendo feiras também. A agricultura familiar representa tudo pra mim, representa qualidade de vida. A gente preza pela qualidade desde o início do plantio até o final do ciclo, visando a sustentabilidade”.
Elisandra diz que para ter frutas fresquinhas e de qualidade, o segredo é o cuidado. ” Desde a escolha das mudas e sementes, tudo certificado, para que tenhamos os melhores resultados lá no final. Nós hoje introduzimos na nossa propriedade o uso consciente dos agrotóxicos e também fazemos uso do adubo foliar, tudo sustentável ecologicamente. O selo tem sido muito importante pois ele proporciona maior visibilidade do nosso produto. Essa visibilidade do selo em nossos produtos vai trazer mais credibilidade, e confiança para nossos consumidores e também para os lojistas e atacadistas que compram o nosso produto, conhecendo a real procedência dos nossos produtos”.
Confira os produtores da Feira do Produtor que já possuem o selo:
Entre os produtores que aderiram ao selo, cinco fazem parte da AFESO – Associação dos Feirantes de Sorriso.
- Adeni Alves Moreira Becker de Oliveira, do Sítio Sagrado Coração de Jesus, que produz hortaliças;
- Nasilene Costa dos Santos & Valdenir Sgarabotto, da Estância Sgarabotto, que produzem frutas, hortaliças e verduras;
- Elizandra Vedovato Han, da Sorrifrutas, que produz frutas e legumes;
- Cristian Seidel & Silvane Seidel, da Chácara Dona Ani, que produzem hortaliças, verduras e frango caipira.
- Marilde Ferla (Nina) & Sérgio Ferla, da Hortaliças Primavera, que produzem hortaliças e legumes.
Conheça os produtores cadastrados:
No total 15 produtores rurais de Sorriso e região já estão credenciados no projeto do Selo de Identificação de Origem. Além dos cinco produtores que comercializam seus produtos com o selo na feira, outros já estão entregando produtos com o selo em alguns supermercados da cidade.
Acesse o link e saiba mais sobre o projeto e conheça as propriedades que já fazem parte do selo: https://catsorriso.org.br/agriculturafamiliar/
Quem pode aderir ao selo?
Produtores rurais que façam parte das cadeias produtivas da horticultura, fruticultura, produtos orgânicos, ou produtos de origem animal (que tenham selo de inspeção, os produtores têm que atender à Lei 11.326; e a propriedade deve estar localizada em Sorriso e região (desde que esteja dentro de um raio de 150km da sede do município.
Os interessados podem entrar em contato com a equipe do CAT Sorriso, que vai detalhar todo o projeto e em um segundo momento fazer um diagnóstico de propriedade, apontando as possíveis adequações necessárias para se enquadrar nos critérios exigidos. É feito todo um monitoramento e acompanhamento da equipe e o produtor tem acesso a consultorias e treinamentos que auxiliam na gestão de sua propriedade.
O CAT fica localizado Rua Rui Barbosa, 484-B – Centro Norte, em Sorriso – MT. Mais informações pelo fone/ WhatsApp: (66) 3544-3379.
Sobre a IDH
A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.
Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.
O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas. Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @idh.br no Twitter e Linkedin.
Sobre a Cargill
Cargill oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais ao mundo.
Juntamente com produtores rurais, clientes, governos e comunidades, ajuda as pessoas a prosperar com a aplicação de nossas ideias há mais de 155 anos. Tem 155.000 funcionários em 70 países, que estão comprometidos a fornecer alimentos ao mundo de uma forma responsável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando as comunidades onde atua.
Sobre o CAT Sorriso
As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.
Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]
Acesse também nossas redes sociais: @catsorriso