Compartilhe nas redes sociais

Projeto apoiado pelo Programa REM MT ajuda 30 propriedades rurais a se adequarem ao padrão FEFAC de produção sustentável

Por Vitória Lopes

O Projeto Produzindo Valor, apoiado pelo Programa REM MT, atendeu 30 propriedades rurais, localizadas em um raio de 150 km de Sorriso, que estão engajadas na produção sustentável da soja de Mato Grosso. Em processo de certificação, o projeto promoveu a adequação das propriedades aos critérios da FEFAC (European Compound Feed Manufacturs Federation) – ou Federação Europeia de Fabricantes de Rações Compostas.

Em janeiro de 2021, o projeto foi criado para levar informações sobre boas práticas para a produção de soja da região de Sorriso, Vera e Nova Ubiratã. A iniciativa foi proposta pela Associação Amigos da Terra (CAT) de Sorriso, e financiada pelo Programa REM Mato Grosso, por meio de seu subprograma Produção, Inovação e Mercado Sustentáveis (PIMS).

A coordenadora do CAT, Cristina Delicato, explica que o mercado está cada vez mais exigente com o desenvolvimento das produções agrícolas e suas consequências no meio ambiente. Portanto, os produtores precisam repensar a forma de produzir, e adequar suas propriedades conforme as novas diretrizes ambientais.

“A importância da certificação atualmente é porque o mercado está cada dia mais exigente, e o produtor cada dia mais quer produzir de forma sustentável e economicamente viável. A certificação através dos seus critérios auxilia para que os processos sejam organizados, controlados e mensurados. Com isso, o produtor tem mais visão do seu negócio e consegue criar evidências para serem demonstradas, como boas práticas para o mercado”, pontua.

Das 30 fazendas que aderiram ao projeto, 15 estão aptas para as certificações RTRS – destinadas à produção de soja e milho. Segundo Cristina, já está agendada para o ano que vem a auditoria para certificar as outras propriedades junto ao grupo de produtores.

Os critérios para obter a certificação são: Conformidade legal, Condições de trabalho responsáveis, Responsabilidade Ambiental, Boas Práticas Agrícolas, Respeito pelo uso legal da Terra e Proteção das relações com a comunidade.

16/07/2024

CAT realiza em outubro o XI Fórum Regional Mulheres do Campo – Save the date

15/07/2024

Ministério Público realiza visita ao viveiro “Cultivando Vida Sustentável” no IFMT de Sorriso

09/07/2024

CAT 22 anos: projetos do Clube Amigos da Terra são destaques em emissora local

09/07/2024

AFESO e Cooperriso recebem consultorias para melhorar estratégias de gestão e produção

09/07/2024

Plantio direto: o paradigma do “Clube da Minhoca”, uma ação pioneira em preservação do solo

08/07/2024

CAT comemora 22 anos com compromisso com o meio ambiente e a produção sustentável

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.