Compartilhe nas redes sociais

Diminuição de custos de produção com a captura e a reprodução de microrganismos eficientes

No dia 12 de dezembro (domingo) a equipe da agricultura familiar do Projeto Cultivando Vida Sustentável, produtores rurais e o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Marcio Kuhn, se reuniram no Lote 62 da família da Sra. Sonia Dusek para discutir sobre a gestão dos custos de produção na agricultura familiar e as alternativas para sua redução, com a incorporação de insumos que podem ser desenvolvidos na própria propriedade.

O Consultor do CAT/IDH, Jair Kotz, abordou a questão dos custos de produção sob a perspectiva dos gastos realizados com os insumos e produtos adquiridos no mercado, e fez uma comparação de custeio com aquilo que pode e deve ser desenvolvido dentro da própria propriedade, com os insumos ali existentes e que, com fórmulas e manipulações de produtos básicos, pode substituir eficientemente os produtos de mercado, com investimentos bem mais econômicos.

Após a discussão e o debate desses temas, o Engenheiro Agrônomo Alessander, apresentou os conceitos inerentes ao desenvolvimento de bioinsumos que podem ser utilizados na agricultura familiar. Assim, a primeira abordagem versou na reprodução de microrganismos eficientes, que constitui em uma mistura de culturas de microrganismos de ocorrência natural que podem ser aplicados como inoculantes, visando aumentar a diversidade microbiana e promover a estruturação do solo, agregando melhor as partículas minerais que evitam compactação e aumentam a porosidade, e, com isso, provocam melhor infiltração de água.

Além disso, foram ensinadas duas técnicas de produção dos EM, sendo a primeira com a utilização de arroz para captura e proliferação dos microrganismos, bactérias, fungos e leveduras para posterior multiplicação; e a segunda, que envolve a coleta de serapilheira do bosque para elaboração de biosilo microbiológico com adição de açúcares, como o farelo de arroz e o melado.

Por fim, ainda foi realizada a demonstração da formação de compostagem, utilizando os insumos existentes na propriedade como efluentes das atividades da avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite, adicionado os resíduos vegetais em camadas para transformação da compostagem em insumo para a agricultura familiar. O encontro foi finalizado com instruções sobre técnicas de manejo de pragas e doenças, e formas de combatê-las naturalmente.

16/07/2024

CAT realiza em outubro o XI Fórum Regional Mulheres do Campo – Save the date

15/07/2024

Ministério Público realiza visita ao viveiro “Cultivando Vida Sustentável” no IFMT de Sorriso

09/07/2024

CAT 22 anos: projetos do Clube Amigos da Terra são destaques em emissora local

09/07/2024

AFESO e Cooperriso recebem consultorias para melhorar estratégias de gestão e produção

09/07/2024

Plantio direto: o paradigma do “Clube da Minhoca”, uma ação pioneira em preservação do solo

08/07/2024

CAT comemora 22 anos com compromisso com o meio ambiente e a produção sustentável

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.