MENU

Search
Close this search box.
Imagem Texto Custos de produção e utilização dos microrganismos eficientes

Diminuição de custos de produção com a captura e a reprodução de microrganismos eficientes

Compartilhe nas redes sociais

No dia 12 de dezembro (domingo) a equipe da agricultura familiar do Projeto Cultivando Vida Sustentável, produtores rurais e o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Marcio Kuhn, se reuniram no Lote 62 da família da Sra. Sonia Dusek para discutir sobre a gestão dos custos de produção na agricultura familiar e as alternativas para sua redução, com a incorporação de insumos que podem ser desenvolvidos na própria propriedade.

O Consultor do CAT/IDH, Jair Kotz, abordou a questão dos custos de produção sob a perspectiva dos gastos realizados com os insumos e produtos adquiridos no mercado, e fez uma comparação de custeio com aquilo que pode e deve ser desenvolvido dentro da própria propriedade, com os insumos ali existentes e que, com fórmulas e manipulações de produtos básicos, pode substituir eficientemente os produtos de mercado, com investimentos bem mais econômicos.

Após a discussão e o debate desses temas, o Engenheiro Agrônomo Alessander, apresentou os conceitos inerentes ao desenvolvimento de bioinsumos que podem ser utilizados na agricultura familiar. Assim, a primeira abordagem versou na reprodução de microrganismos eficientes, que constitui em uma mistura de culturas de microrganismos de ocorrência natural que podem ser aplicados como inoculantes, visando aumentar a diversidade microbiana e promover a estruturação do solo, agregando melhor as partículas minerais que evitam compactação e aumentam a porosidade, e, com isso, provocam melhor infiltração de água.

Além disso, foram ensinadas duas técnicas de produção dos EM, sendo a primeira com a utilização de arroz para captura e proliferação dos microrganismos, bactérias, fungos e leveduras para posterior multiplicação; e a segunda, que envolve a coleta de serapilheira do bosque para elaboração de biosilo microbiológico com adição de açúcares, como o farelo de arroz e o melado.

Por fim, ainda foi realizada a demonstração da formação de compostagem, utilizando os insumos existentes na propriedade como efluentes das atividades da avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite, adicionado os resíduos vegetais em camadas para transformação da compostagem em insumo para a agricultura familiar. O encontro foi finalizado com instruções sobre técnicas de manejo de pragas e doenças, e formas de combatê-las naturalmente.