Cinco produtores da Agricultura Familiar, acompanhados da zootecnista Andréia Sousa representam o CAT na Missão Sebrae 2024, no Distrito Federal, por meio do Projeto Cultivando Vida Sustentável.
Cinco produtores da Agricultura Familiar de Sorriso e região participaram, no Distrito Federal, da Missão Técnica do Sebrae 2024, oferecendo apoio, suporte técnico e gerencial personalizado para pequenos agricultores, através de um intercâmbio promovido pela Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), viabilizado pelo Projeto Cultivando Vida Sustentável.
A missão técnica visa o fortalecimento dos pequenos agricultores para capacitar, organizar economicamente as comunidades rurais, promover o empreendedorismo e dar destaque às mulheres do campo.
O objetivo do intercambio foi contribuir para o desenvolvimento sustentável da produção na Agricultura Familiar da região, proporcionando aos produtores a oportunidade de expandir seus conhecimentos e aprendizados, fazer a troca de experiências com outros produtores, para que possam estabelecer conexões valiosas, explorar novas culturas e práticas agrícolas e diversificar as atividades dentro de suas propriedades.
Participaram do intercâmbio os produtores rurais: Adriel Zimmermann, Adeni Alves Moreira Becker de Oliveira, Cristian Seidel, Elizandra Vedovatto Hahn e Elizane da Silva, acompanhados da colaboradora e zootecnista do CAT, Andreia De Sousa Oliveira, que se juntam à comitiva do Sebrae, formada por outros integrantes.
1º dia do Intercâmbio
A primeira visita do intercÂmbio foi na estrutura da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (COOTAQUARA), localizada em Brasília, principal cooperativa de hortaliças do Distrito Federal, sendo uma referência para outros estados e países, na produção de pimentão, tomate e abobrinha.

A comitiva também visitou a estrutura da futura agroindústria que tem como objetivo fazer o beneficiamento do hortifrúti, onde é feita a parte de processamento como a descascadora e picadora e também a parte de embalagem. Atualmente, são responsáveis por montar as “Cestas Verdes”, que são entregues pelo estado para atender tanto pequenos produtores, quanto famílias em situação de vulnerabilidade social.
O grupo conheceu também a Central UNIUM, em Planaltina – DF, onde os participantes trocaram conhecimentos sobre o sistema de cooperativismo no Distrito Federal e região. A UNIUM foi criada a partir da união de quatro cooperativas para compra de insumos para sistemas produtivos, com isso os cooperados conseguem adquirir produtos com preços mais acessíveis.
Outra visita foi para conhecer um produtor de pimentão, abobrinha, banana, tomate, maracujá e Morango, tanto com a utilização de sistemas protegidos (estufas), quanto pelos sistemas convencionais.
2º dia do intercâmbio
No segundo dia, os produtores fizeram uma visita à Fazenda Malunga, que é considerada referência em produção orgânica, onde conheceram de perto a produção de alface, tomate, cenoura, batata doce, ora-pro-nóbis e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), passando por todos os processos de lavagem, classificação e embalagem de produtos.

Também conheceram o sistema de criação de vacas de leite A2A2 (Sistema Compost Barn), e na sequência, participaram de um minicurso de biofertilizantes, que foi realizado na própria propriedade.
O grupo também visitou a Vinícola Brasília, onde conheceram o processo de produção do vinho, abastecido por 10 propriedades do Distrito Federal que fornecem suas uvas.
3º dia de Intercâmbio
Dando sequência às visitações, o grupo conheceu um viveiro especializado na produção de mudas para hortaliças, o Viveiro Brazplat, onde os produtores conheceram como ocorrem os processos de semeadura, germinação e estufa. Além disso, puderam conhecer como se dá a gestão do viveiro, que é feita de maneira eficiente, impulsionando o sucesso da empresa.
A segunda visita do dia, o grupo conheceu o Sítio Dois Irmãos, localizado no assentamento Chapadinha. Na propriedade é desenvolvida a produção de morango orgânico – pelo produtor Anaildo Porfirio, membro da Associação ASTRAF, da qual faz parte 46 produtores.
Anaildo apresentou aos produtores os projetos da associação e novo empreendimento na propriedade, que está investindo em Turismo Rural, onde os visitantes conhecem como é feita a produção de morangos, podendo colher e pesar os morangos orgânicos.

A visita técnica na propriedade foi guiada por Thiago Campos, consultor do Sebrae e da Academia Malunga, que apresentou as oportunidades e desafios da produção de morango no Distrito Federal, proporcionando aos participantes uma visão abrangente das práticas sustentáveis e do potencial econômico do turismo rural.
4º dia de Intercâmbio
O grupo visitou ainda o Sítio Samambaia, localizado no núcleo rural Sobradinho – DF, dedicado à produção de horticultura orgânica. Atualmente, a propriedade fornece sua produção para 18 feirantes, 12 restaurantes e 62 supermercados da região. Sua principal cultura é alface Americana, produzindo 9 mil pés por semana.

Durante a visita os produtores conheceram a respeito da gestão da propriedade, como se organizam para a execução das atividades, como é feito o planejamento de produção e previsão de colheita semanal, além do método utilizado para otimizar a comercialização dos produtos. A comitiva também conheceu o ‘packing house’, local de classificação, higienização, embalagem, rotulagem e conservação dos produtos.
A segunda visita do dia foi ao Rancho Paraná, Localizado em Brazlândia – DF, onde a comitiva teve a oportunidade de conhecer uma propriedade, onde é feita a produção de flores tropicais, além de desenvolver o Sistema Agroflorestal (SAFs).

Os proprietários do rancho investiram na atividade do Turismo Rural como um nicho a ser explorado para mostrar aos visitantes como é feita a produção sustentável na propriedade. Eles recebem as pessoas para visitação e mostram a diversidade de plantas nativas, frutíferas e flores tropicais, além de promoverem oficinas. Além disso, investiram em infraestrutura para receber os visitantes, montando um restaurante no local, onde o cardápio inclui os produtos que são cultivados na propriedade, agregando maior valor à produção.
5º dia de intercâmbio
No quinto e último dia do intercâmbio da Missão Técnica Sebrae 2024, o grupo visitou o Centro de Abastecimento do Distrito Federal – Ceasa DF, cujo objetivo é promover uma política de abastecimento de gêneros alimentícios, visando garantir a segurança alimentar. O Ceasa é uma empresa da economia mista, formada por empresas, mercado livre do produtor, mercado orgânico, central flores, varejão e centro de comercialização e capacitação.

É composto por 401 produtores, sendo 55% da agricultura familiar do Distrito Federal. Em 2023, ultrapassou o volume de 367.925 Kg de produtos, movimentando mais de R$ 2 bilhões no ano. Possui 11 pavilhões, que abrigam cerca de 17 organizações como cooperativas e associações no centro de capacitação e comercialização da agricultura familiar.
O Ceasa possui seu próprio Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, para destinação dos resíduos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, atendendo a legislação ambiental, reduzindo impactos sobre o meio ambiente.
A comitiva visitou também o Banco de Alimentos, que é uma política pública de segurança alimentar e nutricional. O programa arrecada alimentos que não estão com valor comercial, que passam por uma triagem e em seguida são destinados a instituições cadastradas no Banco de Alimentos. Objetivo é evitar desperdícios de alimentos e garantir um complemento alimentar para pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar.

Conheceram ainda a Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do DF e Entorno ASFHOR, onde foram recebidos pela Sandra Vitoriano, que é referência na conquista do espaço da mulher em cargos de diretoria em associações e sindicatos. Defende o direto dos agricultores familiares e o espaço deles dentro do Ceasa e no programa de PNAE.
Sandra ainda citou os benefícios que a Associação oferece aos membros, como atendimento técnico, convênio para análise de solo e água, apoio administrativo, capacitações, cursos e treinamentos, acesso ao mercado, assessoria contábil e jurídica.
Encerrando o ciclo de visitas, o grupo conheceu a Yoshida Hortifruti, que produz alface, principalmente americana em sistemas de hidroponia. Possui três unidades em Brazlandia e atende o mercado do Distrito Federal.

O grupo foi recebido pelo gerente Rafael que guiou a visita na propriedade, relatando sobre os desafios em se produzir no sistema hidropônico, mantendo a persistência mesmo passando por dificuldades.
A avaliação é que o intercambio foi proveitoso:
A participação dos cinco produtores rurais de Sorriso e região na Missão SEBRAE 2024 só foi possível por meio do intercâmbio promovido por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável, uma iniciativa desenvolvida pelo Clube Amigos da Terra em parceria com o IDH e a Cargill.
Por meio do intercâmbio os produtores puderam ampliar seus horizontes, promover a troca de conhecimentos e fortalecer suas atividades. Os produtores retornaram desse intercâmbio com novas ideias e entusiasmados para implementar em suas propriedades os conhecimentos adquiridos durante a Missão, sobre novas técnicas que possam ser aplicadas em suas propriedades, contribuindo assim, para o desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar em Sorriso e região.
A produtora da Agricultura Familiar, que produz frutas no sitio da família, Elizandra Vedovatto Hahn, Adeni Becker e o produtor Adriel Zimmermann, comentaram como foi a participação dos mesmos nesse intercâmbio:
Elizandra, produtora rural em Sorriso, teve impressões muito positivas sobre as visitas, especialmente a realizada em um viveiro, destacando a intenção de implementar as práticas aprendidas lá, em sua propriedade. Ela enfatizou a importância de buscar sempre inovar e ampliar os conhecimentos para aprimorar suas atividades no campo. “Nós aprendemos muito durante essa missão e conhecemos novas técnicas e tecnologias para levar para minha propriedade, buscar inovações e buscar ampliar nosso conhecimento como agricultor”.
Adriel, produtor de hortaliças orgânicas em Boa Esperança do Norte, ressaltou a relevância do conhecimento adquirido durante a missão. Ele destacou os exemplos de gestão e comercialização que vivenciou durante o intercâmbio, reforçando como essas experiências são fundamentais para o desenvolvimento contínuo de nossa região. “A importância de ter vindo aqui foi adquirir conhecimentos sobre tecnologias, manejos, administração, comercialização e muitas outras coisas que a gente aprendeu para levar para minha propriedade e para outros produtores para que a gente possa ajudar a desenvolver a nossa região”.
Além disso a produtora Adeni Becker que também é produtora de alface em sistema hidropônico compartilhou sua experiência ao aprender com o produtor. “Pra mim foi uma experiência muito boa esse intercambio, abriu a mente, aprendemos muitas diversidades e técnicas e estamos levando para Sorriso muitas informações que poderão nos ajudar no futuro”.
CONFIRA AS IMAGENS DA MISSÃO SEBRAE 2024:
Sobre a IDH
A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.
Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.
O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas. Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @idh.br no Twitter e Linkedin.
Sobre a Cargill
Cargill oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais ao mundo.
Juntamente com produtores rurais, clientes, governos e comunidades, ajuda as pessoas a prosperar com a aplicação de nossas ideias há mais de 155 anos. Tem 155.000 funcionários em 70 países, que estão comprometidos a fornecer alimentos ao mundo de uma forma responsável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando as comunidades onde atua.
Sobre o CAT Sorriso
As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.
Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
Tâmara Figueiredo | (66) 99995 – 7316| [email protected]