Compartilhe nas redes sociais

CAT Sorriso e FEBRAPDP promovem palestras gratuitas sobre plantio direto e sistemas de produção

O CAT Sorriso e a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto promovem no dia 25 de abril (segunda-feira), um ciclo de palestras sobre plantio direto e sistemas de produção. Gratuito e voltado a produtores rurais e interessados no tema, o evento será realizado às 19h, no Auditório do Instituto Federal Mato Grosso (IFMT), em Sorriso (MT).

Durante a programação, João Carlos de Moraes Sá, doutor em Solos, pós Doc no Carbon Sequestration and Management Center (Ohio) e pesquisador FEBRAPDP, ministrará a palestra O carbono como componente chave na rentabilidade dos sistemas de produção em plantio direto. “Falaremos sobre o carbono – componente chave que controla os atributos físicos, químicos, biológicos e a qualidade do solo – e como os sistemas diversificados de produção embasados na elevada adição de carbono irão proporcionar que os cultivos chamados ‘Cash Crop’ atinjam elevada produção garantindo a rentabilidade para o produtor”, comenta Sá.

Já José Eduardo de Macedo Júnior, Engenheiro Agrônomo pela ESALQ e produtor rural e diretor da FEBRAPDP, falará sobre Rentabilidade dos sistemas de produção para região do cerrado. Para ele, o sistema é importante não só pela rentabilidade, como também pela sustentabilidade do cultivo para manter o solo mais estável, vivo e com maior atividade microbiana. “Conversaremos sobre a diversidade das plantas, raízes, a importância do carbono e da matéria orgânica no sistema de produção para região do cerrado”, aponta Júnior.

Segundo Darci Ferrarin Junior, presidente do CAT Sorriso, a realização de eventos como este é fundamental para adaptar, difundir e validar as técnicas do plantio direto. “Esse sistema traz diversos benefícios, tanto a propriedade, quanto ao produtor, como a eliminação de erosão do solo, a conservação da água, economia de combustível, tempo, mão de obra, entre outros”, finaliza Junior.

A iniciativa conta com o apoio do Laboratório Solos & Plantas, Plantae, IDH e Instituto Federal Mato Grosso (IFMT). As vagas são limitas e para se inscrever, basta acessar o link: https://catsorriso.org.br/eventos/ciclo-palestras/.

16/07/2024

CAT realiza em outubro o XI Fórum Regional Mulheres do Campo – Save the date

15/07/2024

Ministério Público realiza visita ao viveiro “Cultivando Vida Sustentável” no IFMT de Sorriso

09/07/2024

CAT 22 anos: projetos do Clube Amigos da Terra são destaques em emissora local

09/07/2024

AFESO e Cooperriso recebem consultorias para melhorar estratégias de gestão e produção

09/07/2024

Plantio direto: o paradigma do “Clube da Minhoca”, uma ação pioneira em preservação do solo

08/07/2024

CAT comemora 22 anos com compromisso com o meio ambiente e a produção sustentável

Telefone

(66) 3544-3379

Horário de atendimento

Seg - Sex: 7h às 11h | 13h às 17h

Formulário

Preencha os campos e logo após o recebimento nossa equipe entrará em contato.