MENU

Search
Close this search box.

Compartilhe nas redes sociais

CAT Sorriso e FEBRAPDP promovem palestras gratuitas sobre plantio direto e sistemas de produção

O CAT Sorriso e a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto promovem no dia 25 de abril (segunda-feira), um ciclo de palestras sobre plantio direto e sistemas de produção. Gratuito e voltado a produtores rurais e interessados no tema, o evento será realizado às 19h, no Auditório do Instituto Federal Mato Grosso (IFMT), em Sorriso (MT).

Durante a programação, João Carlos de Moraes Sá, doutor em Solos, pós Doc no Carbon Sequestration and Management Center (Ohio) e pesquisador FEBRAPDP, ministrará a palestra O carbono como componente chave na rentabilidade dos sistemas de produção em plantio direto. “Falaremos sobre o carbono – componente chave que controla os atributos físicos, químicos, biológicos e a qualidade do solo – e como os sistemas diversificados de produção embasados na elevada adição de carbono irão proporcionar que os cultivos chamados ‘Cash Crop’ atinjam elevada produção garantindo a rentabilidade para o produtor”, comenta Sá.

Já José Eduardo de Macedo Júnior, Engenheiro Agrônomo pela ESALQ e produtor rural e diretor da FEBRAPDP, falará sobre Rentabilidade dos sistemas de produção para região do cerrado. Para ele, o sistema é importante não só pela rentabilidade, como também pela sustentabilidade do cultivo para manter o solo mais estável, vivo e com maior atividade microbiana. “Conversaremos sobre a diversidade das plantas, raízes, a importância do carbono e da matéria orgânica no sistema de produção para região do cerrado”, aponta Júnior.

Segundo Darci Ferrarin Junior, presidente do CAT Sorriso, a realização de eventos como este é fundamental para adaptar, difundir e validar as técnicas do plantio direto. “Esse sistema traz diversos benefícios, tanto a propriedade, quanto ao produtor, como a eliminação de erosão do solo, a conservação da água, economia de combustível, tempo, mão de obra, entre outros”, finaliza Junior.

A iniciativa conta com o apoio do Laboratório Solos & Plantas, Plantae, IDH e Instituto Federal Mato Grosso (IFMT). As vagas são limitas e para se inscrever, basta acessar o link: https://catsorriso.org.br/eventos/ciclo-palestras/.

19/04/2024

CAT participa de Workshop para discutir ações e compartilhar resultados da estratégia PCI

15/04/2024

CAT Sorriso convoca associados para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 30/04

14/04/2024

No Dia Nacional da Conservação do Solo CAT Sorriso lembra importância das boas práticas agrícolas

10/04/2024

Plataforma Digital do Projeto Chove-Chuva é lançada em Sorriso; iniciativa conta com apoio do CAT

08/04/2024

Representantes da Holanda, Bélgica e do Brasil visitam Sorriso na Field Trip 2024

05/04/2024

Plataforma digital de monitoramento do projeto Chove-Chuva será lançada em Sorriso no dia 08 de abril