fbpx
CRESOL 2 (2)

CAT SORRISO realiza reunião com Cresol para consolidar fundo de aval para pequenos agricultores familiares

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Na última semana, o Projeto Cultivando Vida Sustentável, uma realização do CAT Sorriso em parceria com o IDH (Iniciativa para Comércio Sustentável), realizou uma reunião com cooperativa de crédito Cresol, que recentemente estabeleceu uma unidade no município de Sorriso (MT), com o objetivo de consolidar o Fundo de Aval para os pequenos agricultores familiares. O Projeto tem por objetivo valorizar a produção responsável de soja, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para pequenos produtores da Agricultura Familiar.

Na ocasião a equipe do CAT apresentou à cooperativa a modelagem, organização e operacionalização planejadas para o Fundo de Aval de Sorriso e o público-alvo primordial da primeira fase do Projeto Cultivando Vida Sustentável em parceria com CAT/IDH, o qual trata-se dos pequenos agricultores familiares, especialmente os reassentados da reforma agrária, que, por não possuírem o título de propriedade da terra, tem dificuldades em apresentar as garantias legais.

O subsecretário Marcio Kuhn apresentou também o investimento que vem sendo realizado pelo município na promoção das cadeias produtivas da fruticultura, apicultura, piscicultura, bovinocultura de corte e de leite, olericultura tradicional e orgânica e a produção do frango caipira, bem como o aporte de R$ 1.000.000 para o Fundo de Aval.

Após a reunião, os representantes da Cresol manifestaram total interesse em participar da iniciativa e operacionalizar as referidas operações de crédito. A motivação para participar vem da tradição em atuar com o microempreendedorismo e, principalmente, pelo fato de a cooperativa ter tido seu surgimento a partir de agricultores familiares. “A iniciativa demonstra a preocupação em fazer com que o crédito chegue para todos e isso será de extrema importância, principalmente para os agricultores familiares”, afirma a diretora superintendente da Cresol, Iomara Gaeski Ziger, ao evidenciar o objetivo da cooperativa de atender tanto o público agro quanto o público urbano.

Ficou então agendado para o mês de abril a possibilidade da assinatura de convênio entre a Cresol e o Município de Sorriso, para, em seguida, dar início às operações de crédito.

Participaram do encontro a Analista de Negócios e integrante do núcleo de parcerias corporativas, Luciana Meurer, o Presidente da Cresol União dos Pinhais, Ivan Duarte, a Diretora Duperintendente, Iomara Gaeski Ziger, e a Diretora Executiva, Silvania Pizzatto Schiavini, representando a Cresol, e o Subsecretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Marcio Kuhn.