thumb_WhatsApp_Image_2020-01-29_at_17.32.59__1_

CAT participa de reunião IDH – PCI com apresentação de avanços e apresentação de possíveis novos membros

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Representantes do CAT Sorriso, IDH e outras instituições participaram da reunião do IDH – PCI – Programa Produzir, Conservar e Incluir, com a apresentação de programas em execução, políticas públicas de fomento para implementação e investimento para desenvolvimento de projetos.

Mathias Almeida, diretor executivo da Natcap fez uma explanação da reunião, que segundo ele, foi bastante produtiva. “Tivemos a participação de novos possíveis membros e conseguimos avançar na agenda de implementação. A Natcap, parceiro implementador do IDH, apresentou o modelo de gestão e governança do programa PCI Sorriso, descrevendo funções e responsabilidades, assim como validando perfil do secretário executivo e estabelecendo próximos passos”.

Mathias descreveu como está o panorama do PCI no Estado de MT e em Sorriso. “O PCI Estadual passou por um processo de formalização transformando-se de uma estratégia de governo para um Instituto, que poderá acessar e distribuir recursos que apoiem o processo de desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. Neste momento, estamos trabalhando em Sorriso para formar as bases de governança, plano de ação e elaboração de projetos para submissão a possíveis financiadores / doadores / parceiros privados que possam apoiar este processo”. O trabalho desenvolvido em Sorriso contribuirá para que o estado atinja as metas previstas no PCI.

 Ele destacou como é a parceria do IDH. “O IDH é um grande fomentador da agenda produtiva com atenção às questões ambientais e sociais, criando ambientes propícios ao engajamento de setores públicos e privados para desenvolver soluções que promovam o desenvolvimento sustentável regional”.

Almeida ressaltou a importância do papel desenvolvido pelo CAT Sorriso: “O CAT é o parceiro local em Sorriso e tem uma participação central no engajamento local e na gestão do projeto. Através do CAT, teremos a implementação de projeto de co-financiamento, onde IDH apoiará a captação de recursos para a expansão da produção de soja responsável RTRS, assim como para as agendas de regularização ambiental e fundiária, e à Agricultura Familiar”.

Segundo Mathias, a importância das boas práticas na produção de alimentos de forma responsável vem numa crescente. “As boas práticas são cada vez mais importantes e vitais para garantir a perenidade do negócio e o acesso a mercados cada vez mais exigentes”.

A busca por produtos certificados para atender as demandas das cadeias produtivas tem aumentado cada vez mais. “Temos uma crescente demanda por produtos certificados e estamos trabalhando junto ao CAT para fomentar esta agenda. Ao mesmo tempo, o pacto tem como objetivo apoiar as melhorias em termos de PCI em toda região, não somente tendo a certificação como objetivo final, fazendo com que toda região de Sorriso seja diferenciada pelos seus esforços ligados ao desenvolvimento sustentável da região”.