thumb_WhatsApp_Image_2019-02-28_at_13.22.33

Diretor técnico do CAT fala como será o 5º Encontro Regional de Sistemas Produtivos e faz convite aos produtores

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Alfeo Trecenti, diretor técnico do CAT Sorriso fez um balanço desta primeira reunião de 2019 e os projeto apresentados aos produtores. “Nós apresentamos os projetos que o CAT desenvolve, a ideia da publicação de mais uma cartilha com a história dos personagens, mostramos o desenvolvimento do projeto ‘Gente Que Produz e Preserva’ e os projetos da agroecologia, enfim, os trabalhos que o CAT vem desenvolvendo. A noite foi mais voltada para parte de entrega de crédito das fazendas que foram e que estão sendo certificadas no processo de certificação RTRS.

Também foi apresentada uma prévia de como será o 5º Encontro Regional de Sistemas Produtivos que acontecerá em abril. “A gente tá fechando o evento e fazendo os últimos contatos com as pessoas. Nós vamos abordar sobre as principais doenças que estão acontecendo, as pragas, os sistemas de cobertura. O objetivo maior do evento é apresentar os novos sistemas, que estão sendo implantados e validados, como o sistema Gravataí. A ideia é trazer os produtores para discutir e fazer sua validação prática a nível de fazenda e expor aos demais participantes do evento, o quão importante é a gente estar colocando essas plantas de cobertura, fazendo rotação de cultura, visando prevenir doenças, pragas e plantas daninhas, que estão se tornando um problema bastante sério atualmente”.

As janelas de plantio funcionam como uma verdadeira vitrine, onde o produtor vai verificar in loco o que é melhor para ser implantado em sua propriedade “São vários modelos que, então cada produtor tem de discutir, e levar para fazenda dele, aquilo que mais condiz com a realidade dele. O que ele pode colocar de plantas de cobertura, junto com as culturas que ele pratica. É uma ideia de ocupação de espaço e tempo na fazenda, porque você vai fazendo os plantios das culturas de janeiro, fevereiro, março até o término das chuvas e sempre tem uma planta de cobertura ou uma planta que você pode colocar em consórcio. Então isso que é importante a gente conhecer, quais são as plantas, quais são esses benefícios e todo o envolvimento que tem de onde adquirir sementes, os custos, todas essas questões. E a gente vai ter oportunidade de trazer pessoas especializadas nessas atividades, que vão estar esperando com muita competência e a ideia também é trazer produtores para validar essas técnicas que estão sendo desenvolvidas.

O 5º Encontro Regional de Sistemas Produtivos será realizado no dia 24 de abril “Convidamos todos os produtores, técnicos e pessoas relacionadas ao agronegócio, que vai ser mais uma oportunidade que nós vamos ter para fazer aquele ajuste fino na propriedade para a gente continuar tendo sucesso que a gente precisa ter para desenvolver atividade da melhor forma possível”.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO. CLICK NO LINK: https://catsorriso.org.br/pagina/10-inscricao-sistemas-produtivos.

Informações sobre inscrições para o encontro podem ser obtidas no Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso, que funciona em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso. Ou pelo telefone: 3544-3379.