fbpx
thumb_e30a7176-dc73-4c7b-a3ce-6d958cc15b77

No dia da Árvore o Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso promove a conscientização a respeito desse bem tão valioso

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Neste dia 21 de setembro, data em que comemoramos no Brasil o dia da árvore, o Clube amigos da Terra – CAT Sorriso chama a atenção para a conscientização de todos a respeito da preservação desse importante recurso natural. A data foi escolhida em função da véspera do início da primavera que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Além de produzirem alimentos, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira delas extraídas serve como matéria-prima para a criação de móveis, utensílios e até mesmo casas. A celulose extraída das árvores, principalmente de pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a existência de vida na Terra porque aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais. Nas grandes cidades, as árvores desempenham uma função fundamental de resfriar a temperatura, funcionando como verdadeiros refúgios contra as altas temperaturas.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias árvores frutíferas. Sem falar da beleza de suas mais variadas espécies de árvores ornamentais, que nos encantam com suas flores, o caso do ypê, que pode ser encontrado em diversas cores.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

As florestas são base para a preservação da biodiversidade, dando equilíbrio aos ecossistemas, sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser lembrado como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam o desmatamento e a exploração ilegal de árvores.