fbpx
thumb_IMG-20171110-WA0042

Reunião discute detalhes do Encontro Nacional de Plantio Direto em Sorriso

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Sorriso, a capital Nacional do Agronegócio, vai sediar no ano que vem o 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na palha. A abertura oficial está prevista para o dia 31 de julho e o encerramento na tarde do dia 02 de agosto. AS datas foram definidas durante uma reunião, realizada na última sexta-feira (10.11), no Sindicato Rural de Sorriso.

O Encontro, realizado a cada dois anos, é considerado o maior evento brasileiro de discussão sobre Sistema Plantio Direto e Agricultura Conservacionista. Durante a reunião foram sugeridos temas centrais para as palestras como plantas de cobertura, resistências e integração/lavoura x pecuária. A programação também deve incluir temas que envolvam acadêmicos, mulheres e jovens do agronegócio.

A diretoria da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, a FEBRAPDP, recebeu entusiasmada a proposta de realização do 16º Encontro no Mato Grosso. A iniciativa foi do Sindicato Rural de Sorriso e o Clube Amigos da Terra de Sorriso, que em 2003 realizou o 7º Encontro Nacional de Plantio Direto no Cerrado com 2.800 participantes e 72 palestrantes. Para o presidente da Federação, Alfonso Adriano Sleutjes, será um grande evento. “O engajamento demonstrado pelas entidades presentes na reunião da semana passada, nos motiva muito realizar o 16 ENPDP em Sorriso”, afirmou o presidente.

Para o diretor técnico do CAT e pesquisador do Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), Alfeo Trecenti, Sorriso ganha um presente com a vinda do evento Nacional. “Vamos reunir na capital Nacional da soja os melhores pesquisadores do país. Somos referência na produção de grãos e precisamos disponibilizar para o agricultor tudo de mais moderno para melhorar a produtividade utilizando boas práticas agrícolas”, disse o diretor.

A 17ª edição do Encontro deve ser realizada na capital de Mato Grosso, Cuiabá, em 2020. Em 2014 o evento foi realizado em Bonito- MS e no ano passado em Goiânia-GO.

Na reunião que definiu detalhes do evento em Sorriso, estavam presentes: Alfonso Adriano Sleutjes, presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, a FEBRAPDP, a secretária executiva do CAT, Lenira Arsego, o presidente e vice do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Gemi e Thiago Stefanello, o secretário de governo e segurança pública, Luis Fábio Marchioro entre outras autoridades.

A próxima reunião está marcada para o dia 14 de dezembro, no Sindicato Rural de Sorriso.