fbpx
capa

Acadêmicos de Agronomia apresentam projeto interdisciplinar sobre certificação RTRS

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

A certificação das propriedades de soja em Sorriso foi o tema escolhido por um grupo de acadêmicos para um projeto interdisciplinar do curso de Agronomia da Faculdade Centro Matogrossense, a Facem.

O interesse surgiu depois que os alunos souberam que o Clube Amigos da Terra estava certificando fazendas em Sorriso através do projeto Gente que Produz e Preserva. “Percebemos que o processo de certificação ainda enfrenta muitas barreiras entre os produtores de soja. Na faculdade os próprios colegas desconheciam o assunto”, disse Ana Elisa Benoski que junto com Claudio Benoski e Fernando Marcos Vieira, apresentaram o projeto.

O trio se considera apaixonado por tudo que diz respeito a uma produção eficiente e “limpa” capaz de trazer resultados expressivos na produção responsável. “Na pesquisa conversamos com grandes e pequenos produtores e percebemos que a barreira começa a se quebrar quando falamos dos ganhos sociais, ambientais e financeiros”, concluiu Ana Elisa.

O processo de certificação foi apresentado pelos acadêmicos através de banners e maquete. O trio também esteve no CAT, durante o trabalho de pesquisa, para conversar com a engenheira agrônoma Julia Ferreira, responsável pelo projeto. “Os alunos ficaram entusiasmados em saber que os produtores estão interessados em melhorar a gestão das propriedades, produzir e preservar o meio ambiente”, disse Julia Ferreira.

Em Sorriso são 17 propriedades certificadas e 8 em processo de certificação no padrão internacional RTRS, que comprova que o agricultor produz, mas também se preocupa com o meio ambiente.

O projeto Gente que Produz e Preserva está sendo desenvolvido em parceria com a WWF Brasil.

Contato:

O Clube Amigos da Terra está a disposição dos produtores interessados em fazer parte do projeto Gente que Produz e Preserva. O CAT fica na sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso e o telefone de contato é o (66) 3544-3379

Informações também podem ser obtidas no nosso site www.catsorriso.com.br.

No ícone do projeto é possível conhecer as fazendas certificadas e as que estão em processo de certificação. Também está disponível o guia passo a passo para se tornar um produtor de soja RTRS.