fbpx
caapa

Produção Orgânica em Sorriso é tema de palestra para estudantes do IFMT

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Os benefícios dos produtos orgânicos e a conversão da produção convencional para a que não utiliza produtos químicos foram temas da palestra ministrada na noite de ontem (15.02), pelo técnico e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MT), Glaucinei Brissow Realto.

O Sebrae é parceiro do Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso, no projeto Gente que Produz e Preserva que além de trabalhar com a certificação das propriedades de soja também incentiva a produção de orgânicos no município.

O público alvo era estudantes e professores dos cursos técnicos em Produção de Grãos, Gestão Ambiental e Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Mato Grosso, o IFMT, Campus Sorriso. “É importante que nosso alunos entendam que além da parte econômica a produção orgânica é fundamental para o equilíbrio ambiental”, afirmou o professor e coordenador do curso de Tecnologia em Produção de Grãos, Juliano Araújo Martins.

O trabalho com os pequenos produtores dos Assentamentos Jonas Pinheiro e Casulo, começou há dois anos e no fim do ano passado resultou em uma importante conquista junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o selo Nacional de Produto Orgânico. Com isso o grupo, formado por 4 produtores, ampliou as possibilidades de vendas antes restritas ao comércio direto com o consumidor.

Com o selo os produtores podem comercializar, frutas, hortaliças, olerícolas, temperos e grãos para supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, indústrias, internet, feiras e ainda a merenda escolar.

O processo de conversão foi acompanhado de perto pelo engenheiro agrônomo do CAT, Rafael Borges e o consultor do Sebrae, Glaucinei Realto, que passaram aos produtores orientações técnicas e os conceitos da agroecologia como a rotação de cultura, compostagem, adubação verde, iscas naturais, caldas alternativas e cobertura de solo com sistema mulching.

O avanço também aconteceu graças a criação da Associação dos Produtores Orgânicos de Sorriso (APOS). Ela contribuiu para organizar o grupo e facilitou a certificação por auditoria feita através de inspeções, que seguem procedimentos básicos estabelecidos por normas reconhecidas internacionalmente e, claro, adequadas à legislação brasileira.

O produtor de orgânico tem prioridade em licitações públicas e está conquistando cada vez mais o paladar das pessoas que se preocupam com a saúde e o meio ambiente. Na minha palestra tentei mostrar para os estudantes que existe demanda por profissionais nessa área, por produtos saudáveis e oportunidade a ser conquistada por quem seguir o caminho da agricultura agroecológica e orgânica”, afirmou Realto.

A professora do Instituto, Sílvia Yochie Kataoka, explica que a agricultura familiar é um dos pilares da extensão rural trabalhada no IFMT. “A gente leva os alunos para conhecer a produção nos assentamentos em Sorriso e trabalha na teoria e na prática a melhoria das técnicas tanto ambiental, social e econômica”.

Em 2018 os técnicos vão continuar acompanhando o trabalho dos produtores que estão em processo de conversão. Também pretendem monitorar os produtores orgânicos e implantar novas técnicas de acordo com a evolução do grupo. A ampliação do projeto depende de novas parcerias.

O projeto “Gente que Produz e Preserva”, do Clube Amigos da Terra, o CAT, é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MT), a Prefeitura Municipal com apoio da WWF Brasil e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Contato

Produtores que queiram fazer parte do projeto e parceiros interessados em apoiar a iniciativa podem entrar em contato com o Clube Amigos da Terra pelo telefone (66) 3544-3379. Informações também podem ser obtidas pessoalmente no CAT que fica na sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso.

Visite também o nosso site www.catsorriso.com.br