fbpx
capaaaa

CAT é parceiro em projeto implantado na Feira do Produtor Rural

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Lixo no lixo, sinal de capricho!” esse é o slogan do projeto “Cidade Limpa” que na última quinta-feira (17) possibilitou a instalação de lixeiras, tambores e a entrega de jalecos para os integrantes da Feira do Produtor Rural.

De acordo com a coordenadora do departamento de Vigilância Sanitária, Taynna Vaccaro, as lixeiras têm capacidade para 100 litros com depósito para lixo orgânico e reciclável, já os tambores têm capacidade para 200 litros. “Também foram entregues 140 jalecos para os feirantes para estimular boas práticas na manipulação de alimentos”, explicou.

O projeto foi implantado justamente na Feira porque a mesma é considerada um cartão postal da cidade. “Ainda em 2014 verificamos que havia grande acúmulo de lixo na passarela entre a feira e o shopping e que isso poderia gerar criadouros de aedes aegypti e nossa intenção é eliminar os criadouros”, enfatizou a coordenadora.

O Clube Amigos da Terra, é um dos parceiros do projeto. A associação que já trabalha com a compostagem nas propriedades rurais e em algumas escolas, pretende utilizar incentivar que o lixo orgânico da feira também se torne adubo orgânico. “Não basta ter as lixeiras é preciso que a população deposite o lixo no local adequado. Restos de comida dever ir para a lixeira identificada como lixo orgânico. Copos, garaffas pets e sacolas na lixeira dos recicláveis. Isso vai facilitar o processo de destinação final“, afirmou a secretária executiva do CAT, Lenira Arsego.

O espaço da feira disponibiliza hoje 68 boxes para comercialização da produção oriunda da agricultura familiar. O vice-presidente da Associação dos Feirantes de Sorriso (AFESO), Leonir Pelissari, tem certeza que o projeto vai beneficiar feirantes e principalmente os clientes. “A gente sempre batalhou pra ter mais higiene dentro do pavilhão. As lixeiras e os coletes foram muito bem vindos“, comemorou Pelissari.

O trabalho de conscientização será feito pelos Clube de Escoteiros Jaguatirica. Também são parceiros do projeto a Prefeitura por meio das Secretarias de Saúde e Saneamento e Obras, Câmara Municipal e o IFMT Campus de Sorriso.

A intenção é futuramente levar o projeto para outras feiras da cidade e também para as escolas municipais.