thumb_editada

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é tema de evento promovido pelo CAT Sorriso

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Engenheiros agrônomos, acadêmicos, veterinários e agropecuaristas participaram do evento Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, ILDF, promovido pelo CAT em parceria com a Embrapa e a Associação dos Criadores de Mato Grosso, a Acrimat.

A primeira palestra foi com a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande-MS, Liana Jank. Com Mestrado em manejo de pastagens e Doutorado em melhoramento de forrageiras, ambas pela Universidade da Flórida, ela trouxe um panorama sobre o futuro do melhoramento de forrageiras. Uma opção para diversificação, sustentabilidade e intensificação das pastagens.

A segunda palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo, doutor em zootecnia e atualmente pesquisador da Embrapa Gado de Corte de Campo Grande-MS, Roberto Giolo de Almeida. Segundo ele a ILPF permite melhorias e a diversificação de atividade na fazenda, gerando vantagens econômicas e sociais. “O sistema permite que o produtor rural utilize a terra durante o ano todo e produza além de grãos, leite, carne e produtos madeireiros”, afirmou o especialista.

O zootecnista graduado pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Fábio da Silva, atualmente, gerente de Projetos na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), falou sobre o cenário atual e perspectivas da bovinocultura de corte.

O presidente do CAT, Darcy Getúlio Ferrarin, comemorou a presença do público. “Os eventos promovidos pelo CAT são de graça e devem ser aproveitados. Os palestrantes tem um ótimo currículo e muito a contribuir”, finalizou Ferrarin.

A programação também contou com uma breve apresentação da pesquisadora Roberta Carnevali, da Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop. Ela veio através da empresa Dow AgroSciences, um dos patrocinadores do evento, e que faz arte da rede de fomento em integração Lavoura-Pecuária e Floresta. Uma parceria público-privada que busca fortalecer e oferecer suporte aos sistemas de ILPF.

Apoio

O evento Integração Lavoura-Pecuária-Floresta teve o apoio da WWF Brasil e das empresas Dow, Nortox e BASF.