normal_DSC03479

CAT Sorriso realiza IV Fórum Construindo um Futuro Melhor, para mulheres da região

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Realizado na tarde desta quarta-feira, 12/11, no salão de eventos do Sindicato Rural de Sorriso o IV Fórum Construindo um Futuro Melhor, promovido pela Associação Amigos da Terra – CAT Sorriso, voltado a mulheres de todas as idades, classes sociais e profissões. 

Foi um momento agradável de confraternização e atualização entre as 130 participantes do evento, não só de Sorriso, mas dos municípios vizinhos de Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Ubiratã, que puderam acompanhar palestras e participar de dinâmicas propostas.   

O evento também contou com autoridades como o fundador do CAT Sorriso, Darcy Getúlio Ferrarin, atual presidente Darci Ferrarin Junior; representante da Empaer de Sorriso, José dos Reis; representante das mulheres produtoras rurais, Dudy Paiva; representante das mulheres do setor chacareiro, Salete Pichinhaki; presidente da Associação Produtiva das Mulheres da Poranga, Margarida Fortunato Pereira; representante da Aprosoja MT, Elso Pozzobon; presidente do Projeto Casulo, Maria Aparecida Queiroz; representante do Sebrae coordenador do Programa Balde Cheio região norte, Douglas Ivan e da supervisora do MT Regional do Consórcio Alto do Teles Pires, Selma Rodrigues de Moraes.

A primeira palestra do dia foi sobre a “Organização Pessoal e Administração do Tempo”, com a palestrante Tânia Cigolini, consultora do SEBRAE-MT que mostrou a importância de organizar as tarefas do dia-a-dia, ultrapassando obstáculos na busca da realização das metas profissionais e na conquista dos sonhos. 

Na oportunidade foi apresentado o projeto “Gente que produz e Preserva”, pela Analista de Conservação em Agricultura e Meio Ambiente da WWF, Cynthia Moleta Cominesi, que destacou: ”Para nós foi um grande evento, nossa equipe do CAT está muito feliz com a presença de mulheres de municípios de toda região isso mostra que nosso projeto está tendo o sucesso no que se propõe fazer, despertando nas mulheres este sentimento de liderança e de empoderamento e este projeto está servindo de modelo para outros municípios. É um resultado muito positivo. Aqui já definimos também as ações para o Fórum do próximo ano, sendo construído de maneira participativa, partindo das próprias mulheres apontando problemas e soluções buscando este comprometimento de todas com o projeto”. 

Douglas Ivan, coordenador do programa Balde Cheio do SEBRAE – MT da região Norte do estado, explica como funciona o programa. “O programa é uma metodologia desenvolvida pela Embrapa e já tem 15 anos que é desenvolvido nas pequenas, médias e grandes propriedades adequando a cada perfil de propriedade. É feito um diagnóstico mostrando as condições da propriedade e são feitas algumas adequações seguindo um plano de trabalho, passando por um planejamento para que seja reestruturada. Tudo depende da fertilidade do solo, da genética dos animais, da ração que é utilizada, tudo influencia no resultado. Quem tem interesse deve buscar o SEBRAE que é a instituição credenciada na Embrapa. Nos municípios são feitas parcerias, como no caso de Sorriso, há uma parceria com o CAT”.

 O evento contou com a parceria do Sindicato Rural de Sorriso, Empaer-MT, SEBRAE – MT, Instituto Centro de Vida, e MT Regional e teve como apoiadores a WWF Brasil, Solidariedad, IDH, BEL e Agro Baggio John Deere. Esta é mais uma ação do Projeto Gente que Produz e Preserva.