normal_sustenatbilidae_

Mapa divulga projetos na 3ª edição da Gestão Sustentável na Agricultura

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

A Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa) divulgou nesta terça-feira (14) a seleção que define os dez relatos para a 3ª edição da publicação “Gestão Sustentável na Agricultura”, classificados por meio de critério social, econômico e ambiental. A iniciativa do Mapa é um incentivo à produção agropecuária sustentável e à conservação ambiental para o desenvolvimento rural, mostrando as práticas bem sucedidas de gestão sustentável na agricultura pelas pequenas, médias e grandes organizações ligadas ao agronegócio brasileiro.

O lançamento oficial do livro está previsto para fevereiro de 2015. O chefe da AGE, Renato de Oliveira Brito, exalta a importância em se divulgar os programas desenvolvidos pelas organizações. “Eles vão além do cumprimento legal e do autobenefício, ou seja, os programas se pautam em iniciativas que geram adicionalidades e revertem benefícios múltiplos para a sociedade em geral, tanto sob aspectos econômicos quanto sociais e ambientais. E isso faz a diferença para o desenvolvimento do nosso agronegócio”, afirmou. “Tendo em vista o crescente interesse do setor agropecuário em participar da seleção de casos para a publicação que, nessa edição, obteve o número recorde de casos, foram definidos critérios objetivos referentes às dimensões social, econômica e ambiental da sustentabilidade, buscando-se iniciativas que vão além do cumprimento dos requisitos legais no setor, e constituindo atitudes inovadoras com impactos positivos sobre o seu público-alvo”, comentou o presidente da Comissão Organizadora, Gilberto Mascarenhas.

Entre os relatos selecionados estão Agricultura Sustentável no Oeste Paranaense: 11 anos de boas práticas; Café em Agroflorestas; Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS); Programa Água Brasil; Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro; Programa de Sustentabilidade (na cadeia de suínos); Projeto Mulheres do Campo: a força feminina em ação pelo desenvolvimento sustentável; Projeto Abelhas – as aliadas da natureza; Projeto Balde Cheio; e Unidades Multiplicadoras de Tecnologias Socioambientais (UMTS).

Publicação

O livro apresentará o resumo dos programas selecionados, abordando o motivo pelo qual o programa foi criado, quem é beneficiado, como funciona e quais os desafios para sua implementação. Além disso, abordará as perspectivas de futuro para o programa e como outras empresas ligadas à agricultura e aos produtores rurais podem iniciar um programa de sustentabilidade e inseri-lo em sua rotina de trabalho.

Serão impressos cinco mil exemplares da publicação com distribuição em embaixadas, organismos internacionais, cooperativas, sindicatos, institutos de ensino e pesquisa, Superintendências Federais de Agricultura dos estados, além das próprias organizações que contribuíram para a elaboração do livro. Em versão trilíngue (português, inglês e espanhol), a ideia é que os programas apresentados sejam conhecidos internacionalmente.

Mais informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação Social (61)3218-2203/2205 Rayane Fernandes rayane.lopes@agricultura.gov.br

Palavras chave: Mapa publicação gestão sustentável.