capa

Diretoras do CAT participam de Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Está sendo realizado em Sinop- MT, o VIII Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável (SIMBRAS) e a 5th International Conference on Sustainable Agriculture. Considerados um dos eventos mais importantes na área no país, reúne professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores rurais, empresários e profissionais liberais ligados à Ciências Agrarias.

O VIII SIMBRAS terá como tema central “Ciência, Tecnologia e Inovação para Desenvolvimento Sustentável das Novas Fronteiras Agrícolas“. Este tema é de grande importância para o desenvolvimento seja calcado por bases cientificas, metodológicas e técnicas que garantam princípios fundamentais no desenvolvimento agroecossistemas biodiversos, resilientes, eficientes do ponto de vista bioenergético, socialmente justos, características que constituem os pilares da sustentabilidade.

Por ter a sustentabilidade como um dos pilares na linha de trabalho, o Clube Amigos da Terra, CAT Sorriso, está participando do evento com a diretora executiva, Lenira Arsego e a diretora de sustentabilidade, Cynthia Moleta Cominesi. “Estamos entusiasmadas e certas de que que o evento será muito enriquecedor em termos de conhecimento”, afirmou Cominesi.

Esta edição irá abranger a diversidade de funções desempenhadas pela agricultura, envolvendo aspectos econômicos, técnicos, tecnológicos, ecológicos, sociais e ambientais, convocando todos os setores da sociedade, bem como as áreas afins, para a discussão e reflexão de um modelo de desenvolvimento agrário para as novas fronteiras agrícolas dentro de uma visão ampla, discernida e multidisciplinar.

O evento teve sua primeira edição em 2009 e a partir deste período vem ocorrendo anualmente. No ano de 2016, o SIMBRAS chega à sua 8ª edição e será realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Sinop, que tem como missão gerar, adaptar, transferir e, ou, colocar os conhecimentos, inovação, técnicas e tecnologias para as novas fronteiras agrícolas, especialmente o estado de Mato Grosso, tendo como parceiras a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Durante três dias, haverá discussão de temas relevantes na área de estratégias para a sustentabilidade da cadeia agropecuária, incluindo palestras, minicursos, mesa redonda para troca de cartões e dúvidas e apresentação de trabalhos científicos.
Em longo prazo, pretende-se enfatizar a ciência inovadora, tecnológica e social; a eficiência, racionalidade, difusão de metodologias e melhores práticas sobre gestão de inovação.

A programação começou no dia 6 e vai até o dia 8 de outubro.

Palestra